Durante o verão, a Vigilância Sanitária (VSA) intensifica o serviço de fiscalização em bares, restaurantes e quiosques nos municípios do Espírito Santo. O objetivo é garantir a higiene e evitar riscos à saúde humana. Em nota, a Secretaria de Saúde do município de Vila Velha informou que “em janeiro e fevereiro será intensificada a fiscalização orientativa ao longo da orla, principalmente de quarta-feira a domingo”.
No norte do estado, para oferecer aos turistas um atendimento de qualidade, a Vigilância Sanitária de Linhares promoverá nesta sexta, dia 4, uma ação educativa com vendedores ambulantes e barraqueiros, das 18h às 21h, no Pontal do Ipiranga. Ao longo do mês, o trabalho será desenvolvido em outros estabelecimentos que comercializam alimentos, e se estenderá aos balneários de Regência e Povoação.
A diretora do departamento de Vigilância Sanitária, do Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps), Keilane Belique Spagnol, explicou que as orientações repassadas serão referentes à higienização do local de trabalho, armazenamento de bebidas e alimentos, validade dos produtos, acondicionamento e destino correto do lixo, além da distribuição de panfletos informativos e álcool em gel para os barraqueiros.
“Após essa ação, vamos verificar o cumprimento das boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos para que a venda ocorra de forma segura”, disse a diretora, esclarecendo que a fiscalização dos agentes da Vigilância Sanitária já acontece durante todo o ano nos estabelecimentos fixos dos balneários, mas, devido ao período de férias e verão, o trabalho será intensificado.
Como acionar a Vigilância Sanitária
Denúncias e reclamações podem ser encaminhadas ao serviço 156 Online, que funciona de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
A população também pode ajudar na fiscalização denunciando caso observe alguma irregularidade. É só ligar para a Ouvidoria Municipal nos telefones (27) 3372-6808 e 0800 283 7585. Todas as demandas serão encaminhadas ao órgão responsável para avaliação e monitoradas pela Vigilância Sanitária.