Saúde

Vila Velha ganha novo ponto de coleta para doação de sangue

Doadores da cidade poderão realizar as doações de sangue no auditório do Boulevard Shopping

Foto: Reprodução/ Agência Brasil/ Marcelo Camargo
Foto: Reprodução/ Agência Brasil/ Marcelo Camargo

Os doadores de sengue terão um novo ponto de coleta em Vila Velha. Um ponto fixo de doação foi montado no Boulevard Shopping, em Itaparica. No local, a coleta será realizada uma vez por mês.

Os interessados podem se inscrever no site da Prefeitura de Vila Velha. A coleta feita realizada no auditório e é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Vila Velha, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) e o shopping. A primeira coleta foi realizada nesta sexta-feira (28).

LEIA TAMBÉM:

As próximas ações devem ocorrer nas seguintes datas: 30 de abril, 30 de maio, 27 de junho, 31 de julho, 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro, 7 de novembro e 20 de dezembro.

A iniciativa quer facilitar o acesso da população à doação e, com isso, abastecer os bancos de sangue do Estado.

O que é preciso para ser doador de sangue

Quem tiver interesse em participar da ação, precisa ter boas condições de saúde, além de atender a alguns pré-requisitos. São eles:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização. (LINK PARA AUTORIZAÇÃO);
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte. São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;
  • O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação.
  • Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação;
  • Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Evitar vir acompanhado com crianças menores de 12 anos. Caso seja necessário, é obrigatório a presença de um acompanhante maior de idade para cuidar da criança durante o processo de doação.
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória