O temporal que devastou municípios do Sul do estado no último fim de semana deixou um rastro de destruição e prejuízos para os moradores destes locais. Além disso, as águas das enchentes pode trazer outros problemas para essas pessoas: as doenças provocadas pelo contato com água contaminada.
Normalmente, as águas das chuvas se misturam com esgoto e lixo e podem causar sérias doenças, como leptospirose, hepatite A e gastroenterite, já que as pessoas podem ter contatos com bactérias e vírus.
A leptospirose é a mais comum, que é transmitida pela urina do rato. Nesse período de chuvas, o número de causos pode aumentar consideravelmente, principalmente em locais afetados por enchentes.
De acordo com o médico clínico geral da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, João Liparizi Neto, todas essas doenças dão alguns sinais, como febre, dor muscular, náuseas ou dores abdominais.
“É preciso ficar muito atento a esses sintomas e procurar um médico imediatamente, já que o quadro pode se agravar e ficar ainda mais sério”, explicou. O médico deu uma dica simples para quem foi atingido pela enchente e ajuda a evitar a contaminação.
Para fazer a lavagem de casas, móveis e roupas atingidas pela água contaminada basta pegar um balde com 20 litros de água limpa e adicionar 200ml de água sanitária.
“Essa dica serve para desinfetar o ambiente e evitar possíveis contaminações. Lembrando que é importante também só ingerir água mineral”, reforçou o especialista.