Saúde

Vitória está perto de alcançar risco muito baixo de transmissão da covid-19

Segundo informações do Portal Vacina e Confia do governo do estado, a única meta pendente para alcançar o "Risco Azul" é a vacinação de idosos com a dose de reforço

Foto: Divulgação
Vista da Praia de Camburi, em Vitória

A cidade de Vitória pode ser a primeira da Microrregião Metropolitana a alcançar o risco muito baixo de transmissão da covid-19. Segundo os dados do Portal Vacina e Confia, do governo do Estado, apenas uma das metas de vacinação ainda não foi atingida. 

Atualmente, 108,98% da população adulta de Vitória já está vacinada com as duas doses da vacina ou dose única. Além disso, 90,09% dos adolescentes de 12 a 17 anos receberam pelo menos a primeira dose. 

A única meta pendente é a vacinação de idosos com a dose de reforço. Na capital, segundo o Portal Vacina e Confia, 89,71% dos idosos já receberam a 3ª dose dos imunizantes. 

Microrregião Metropolitana ainda está distante do risco muito baixo

Para alcançar a cor azul no novo Mapa de Risco, será necessário oferecer pelo menos um ponto para testagem livre, no qual a pessoa poderá realizar a testagem gratuitamente quando julgar necessário — mesmo se não apresentar sintomas e atingir as metas de vacinação:

– 80% da sua população adulta com as duas doses da vacina ou dose única;
– 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose;
– 90% da população idosa, acima de 60 anos, e de imunossuprimidos com a dose reforço.

Apesar de Vitória estar próxima de atingir todas as metas, os outros municípios que compõem a microrregião não têm mostrado o mesmo desempenho. Veja abaixo o que falta para a microrergião metropolitana atingir a meta e alcançar o risco muito baixo, representado pela cor azul. 

Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari

– População adulta completamente vacinada: 85,31%

– Adolescentes com 1ª dose: 77,43%

– Idosos com dose de reforço: 78,69%

(Uma categoria alcançada).