Trabalhadores de hotéis e do aeroporto de Vitória estão sendo vacinados contra o sarampo. Segundo a secretaria municipal de Saúde, os locais são considerados pontos estratégicos de grande circulação de pessoas, além de alto fluxo de viajantes.
A ação segue até o próximo dia 22, quinta-feira e acontece em função do alerta epidemiológico, feito pelo Ministério da Saúde e pela OPAS na Região das Américas, de caso importado de sarampo no final de janeiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com a Semus, o último caso confirmado de sarampo na Capital foi em 2019 e adquirido no estado de São Paulo.
“Sabemos que a ação mais importante para a proteção de todos é a vacinação, como medida de prevenção. Nosso objetivo é vacinar a população ainda não imunizada, retornar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como o sarampo”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio.
Cobertura vacinal
Atualmente, a cobertura vacinal de Vitória está em 88,27%. O} objetivo da imunização é mudar esse cenário evitando a reintrodução da doença não só na cidades, mas no país.
A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é a vacina que protege contra a doença. Ela é ofertada para a população até 59 anos, seguindo as indicações do calendário nacional de vacinação de rotina.
Nas crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e 15 meses de idade. O esquema consiste em duas doses até 29 anos e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. O imunizante pode ser encontrado em todas as Unidades de Saúde do município, sem necessidade de agendamento.
SERVIÇO
Vacinação contra o sarampo
– Sexta-feira (16), a equipe realiza a ação no Aeroporto de Vitória;
– Quarta-feira (21) e quinta-feira (22), no Hotel Quality.
LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: 7 sinais de que seu filho está com problemas de visão