Praticar atividade física é fundamental para ter uma vida saudável. São diversos os benefícios alcançados através do exercício físico, como bem-estar físico e mental. De acordo com a fisioterapeuta Intensivista Thatiane Maia, toda atividade física deve ser orientada de forma correta por profissionais capacitados, evitando lesões causadas por exercícios físicos – preocupação que deve ser constante durante a prática.
“O exercício físico pode se transformar em dores e em lesões se executado de maneira inadequada”, alertou Thatiane. Ainda segundo a fisioterapeuta, dentre as lesões mais frequentes no consultório estão a distensão muscular, tendinite, ruptura de ligamentos e tendões e a lombalgia.
A distensão muscular está entre as lesões mais frequentes nos esportes e modifica significativamente os hábitos de treinamento, sendo a causa de um esforço excessivo realizado por um músculo, exemplo disso está o excesso de peso. “O tratamento deve ser feito por um médico especialista, que poderá prescrever também tratamentos de reabilitação, conforme a gravidade do seu caso”, disse a especialista.
Na fase aguda da distensão é indicado repouso para aliviar a dor muscular e promover cicatrização. É necessário repouso da área afetada pelo processo inflamatório nas primeiras 24 horas, como também a elevação do membro da área afetada para que ocorra aumento do retorno venoso e linfático, ocorrendo a diminuição do inchaço. “A compressão auxilia na reabsorção do inchaço. O uso do gelo por 15 a 20 minutos, repetidos entre intervalos de 30 a 60 minutos, ultra-som , movimentos passivos quando tolerados, diminuem as complicações da imobilização, mantêm a integridade e mobilidade funcional e auxiliam no processo de cicatrização”, explicou Maia.
A fisioterapeuta ainda alerta para os cuidados de exercícios de grande impacto, que são mais propensos a lesões. “Tenha sempre um profissional orientando sobre a melhor forma de executar o exercício, saiba os limites do seu corpo”, finalizou.