A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas do ministério da saúde, em 2025, o Brasil contará com cerca de 11,3 milhões de crianças com excesso de peso, 400 mil pré-diabéticos, 150 mil terão diabetes tipo II e 1 milhão será hipertensa. No mundo, serão cerca de 700 milhões de obesos.
Além do IMC ( índice de massa corpórea), que leva em consideração peso e altura para cálculo do excesso de peso, o valor da circunferência abdominal foi relacionado com ainda maior risco do desenvolvimento de doenças cardíacas em trabalho recentemente apresentado no último Congresso Europeu de cardiologia.
O valor ideal da medida da circunferência abdominal é de 80 cm para o sexo feminino e 94 cm para o sexo masculino. A gordura abdominal mostrou maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas do que o IMC. Essa gordura localizada na região da barriga, chamada de gordura visceral envolve os órgãos internos do abdome e proporciona um quadro inflamatório que eleva o risco de doenças relacionadas com o coração.
Para medir a circunferência abdominal devemos localizar a crista ilíaca ( osso proeminente no quadril) e a última costela, no meio da distância entre os dois realizamos a medida. Esses pontos de referência são importantes para podermos comparar as medidas subsequentes.
Fácil e prático, que tal medir a sua?