O soro fisiológico que também é conhecido como solução salina ou soro salino, é, na verdade, uma solução de água e sal e a sua utilidade na medicina é praticamente indiscutível.
Mas para que serve o soro fisiológico?
A concentração da solução é de 0,9%, o que faz com que ela tenha a mesma concentração de dissolução que o sangue humano.
Ao igualar as concentrações, pode-se dizer que é uma preparação isotônica. Isso significa que o sangue e a solução salina têm a mesma concentração. Devido a essa característica, o soro pode ser usado com segurança no corpo humano.
O soro fisiológico pode ser usado externamente no corpo, mas também internamente, ao ser injetado no sistema circulatório.
Vejamos quais os benefícios e onde esse soro pode ser utilizado:
Limpeza de óculos e lentes de contato
O soro pode ser usado para lavagem ocular e de lentes de contato, mas para esse tipo de limpeza, sugere-se que o líquido seja estéril, para que nem o olho nem as lentes sofram uma contaminação bacteriana. A solução salina para os olhos podem ser adquiridas em farmácias.
Limpeza de feridas
Juntamente com outras preparações antissépticas, ajudando a prevenir infecções, o soro fisiológico é um dos líquidos amplamente utilizados para limpar feridas.
Uso nasal
Ideal para desentupir o nariz ou trato respiratório superior, o soro pode ser usado através de seringas ou inaladores. A água salina elimina secreções por meio da gravidade. Também é indicado para pacientes que sofrem de rinite e congestão nasal devido a alergias. Não só as secreções são retiradas, mas também as substâncias alergênicas. Finalmente, após a cirurgia nasal, o médico recomenda o uso do soro como parte da antissepsia que deve ser feita.
Hidratação
Devido à perda de líquidos, quando o corpo humano está desidratado ou hipotenso, a solução salina é um bom substituto inicial para o que foi perdido. Em geral, nesses casos, é administrado por via intravenosa com uma velocidade elevada de reposição. Ele é útil em casos de gastroenterite intensa, hemorragias profusas e queimaduras extensas.
Nebulização
Para criar um ambiente úmido que entre nas vias aéreas, a preparação pode ser usada em dispositivos nebulizadores. O soro também pode beneficiar no tratamento de gripe, sinusite e bronquite.
Fórmula caseira para preparar o soro fisiológico
Para criar a fórmula:
– Coloque uma colher de chá de sal comum em 250 centímetros cúbicos de água
– A mesma proporção deve ser seguida para fazer mais, se necessário
– Em seguida, a preparação deve ser armazenada em frascos limpos
– Pode ser armazenada em temperatura ambiente ou na geladeira
Duração
O soro caseiro dura 48 horas. Após esse período, a solução deve ser descartada.
Então, agora que você sabe para que serve o soro fisiológico, você pode usá-lo sem medo se for necessário. É uma solução muito útil e simples que, em casos extremos, é capaz de salvar vidas.
*Com informações do Portal R7