Correr, caminhar, nadar, andar a pé ou de bicicleta com fortalecimento muscular moderado. Essas práticas produzem um enorme benefício para a saúde e ajudam as pessoas a “esquecerem” das preocupações e angústias do cotidiano, sendo um poderoso modo de evitar o estresse.
O personal trainer Igor Carvalho, diz que até mesmo a autoestima melhora com a frequência de atividades físicas, além disso, dentre os benefícios da prática rotineira dos exercícios, temos redução dos níveis de ansiedade e depressão e o aumento da sensação de bem-estar.
Igor ressalta que o importante não é apenas um resultado estético e sim tornar às idas às atividades algo prazeroso. “Tenho relatos de alunos que se sentem mais desmotivados ainda em ir a academia por acreditarem que é outra obrigação do dia, quando na verdade deveria ser um momento de relaxamento e descontração”, comenta.
Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia. Pode prejudicar a criatividade e produtividade, provocar crises de ansiedade, humor deprimido, diminuição da libido e problemas de ordem física, afetando o sistema imunológico e o prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.
De acordo com o personal são vários os benefícios que o exercício físico fornece por conta da liberação de alguns hormônios e um deles é o cortisol, que atua como um potente anti-inflamatório natural. “Ainda temos o hormônio glucagon, que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose lá depositada; o GH nosso hormônio de crescimento, produzido naturalmente pela glândula Hipófise localizado no cérebro, que entre vários efeitos, produz certa e leve sensação de bem-estar; e finalmente a secreção de endorfina, produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora da qualidade do sono”, explicou o especialista.