Todos nós já ouvimos e sabemos sobre os malefícios do cigarro para a saúde, inclusive o risco maior de doenças cardíacas e câncer. Mas os pacientes fumantes também apresentam problemas em sua saúde bucal, problemas esses que vão desde manchamentos e escurecimento dos dentes até uma maior chance de desenvolverem câncer bucal. As gengivas e estruturas ao redor dos dentes também são prejudicadas pelo hábito de fumar, e esse prejuízo aumenta conforme a quantidade de cigarros e a frequência que o paciente fuma.
O tabagismo é reconhecido por vários estudos como um importante fator de risco para a periodontite, uma doença infecciosa e inflamatória que acomete a gengiva e o osso ao redor dos dentes, podendo levar a perda dentária. Essa doença se desenvolve mais rapidamente nos pacientes fumantes, tornando as perdas de dentes mais frequentes. Além disso, o hábito de fumar muitas vezes mascara um dos mais importantes sinais da gengivite e periodontite, o sangramento gengival, e sem que o paciente perceba a doença progride. Mas existe uma solução, parar de fumar.
Deixando o vício do cigarro, a saúde gengival do paciente melhora e as chances de sucesso no tratamento são maiores. E se você não conseguiu largar esse vício ainda, procure o seu dentista com maior frequência para tratamento.
Os benefícios de parar de fumar são inúmeros e certamente seu sorriso ficará mais bonito e saudável.