Os dias que antecedem a chegada da menstruação, para muitas mulheres, são complicados. A síndrome de tensão pré-menstual (STPM) é subestimada e, muitas vezes vista com ironia. Por trás dessa ironia habitual, há uma realizadade de sofrimento que impacta diretamente a vida pessoal, familiar e profissional da mulher.
De acordo com a médica ginecologista Adriana Ribeiro, trata-se de um distúrbio neuropsicoendócrino com presença de sintomas somáticos e/ou psicológicos que ocorrem na fase lútea dos ciclos menstruais e se resolvem espontaneamente dentro de alguns dias do início da menstruação.
O diagnóstico é clinico sendo possível verificar sintomas físicos, emocionais, sua intensidade e quanto aquilo está afetando a vida da paciente. Veja abaixo quais são os principais sintomas:
Sintomas físicos: dor de cabeça, nas mamas e nas pernas, inchaço abdominal e ganho de peso
Sintomas emocionais: alterações do humor, humor depressivo, ansiedade, irritabilidade, explosão de raiva, insônia, dificuldade de concentração, alterações do apetite, sensação de estar sobrecarregada ou fora do controle.
Ainda de acordo com a especialista, existe uma forma mais grave de síndrome de tensão pré-menstual, que é a síndrome disfórica pré-menstrual (SDPM) que acomete de 3% a 8% dessas mulheres .
Mudar alguns hábitos do dia-a-dia podem amenizar os sintomas da TPM
Adriana explicou que em casos em que a TPM prejudica ações básicas do dia a dia da mulher, é fundamental procurar atendimento médico. Veja abaixo algumas dicas da ginecologista para amenizar os sintomas:
1. Dormir bem
2. Ingerir bastante água e líquidos
3. Reduzir o consumo de cigarro, ácool, cafeína, sal e açúcar refinado na alimentação
4. Incluir vegetais escuros e cereais integrais na dieta, já que são fonte de vitamina B e ajudam a reduzir o inchaço e a vontade de comer doces
5. Praticar atividade física
6. Sair da rotina e buscar atividades que dão prazer e te façam feliz
7. Tratamento medicamentoso hormonal ou não hormonal é necessário quando for intenso.