Saúde

Volta às aulas: 'pais, organizem o dia a dia da criança', alerta especialista

É fundamental estabelecer uma rotina para que o cotidiano de pais e filhos seja menos estressante

Foto: Divulgação

Mães e pais sabem bem: por mais que a volta às aulas seja muito esperada, aumenta as demandas e, com todas as obrigações diárias, não é fácil lidar com o dia a dia da criança. Por isso, o psicólogo Vinícius Grassi destaca que é fundamental estabelecer uma rotina para que o cotidiano de pais e filhos seja menos estressante.

Entre as medidas que podem ajudar bastante, está reorganizar o horário de dormir, que costuma ficar alterado durante as férias. “É importante que a criança volte a ter um horário certo para deitar, especialmente durante dos dias de aula. No começo, ela vai reclamar, mas logo se acostuma novamente. Os pais devem persistir”.

A hora de acordar também faz diferença. “Crianças não devem dormir até tarde, mesmo as que não estudam pela manhã porque isso diminui a disposição, rouba tempo e ainda interfere no sono noturno. Estabeleça uma hora razoável para acordarem”, diz.

Aliás, estabelecer horários é uma prática que deve ser parte da vida das crianças. “Crianças devem ter uma vida organizada, com horários para dormir, acordar, brincar, fazer os deveres de casa, comer, e realizar suas outras atividades. Elas precisam de rotina”, alerta o especialista.

Outra dica do psicólogo é em relação à organização do material escolar. “Nunca deixe para fazer isso em cima da hora. Olhe a mochila com antecedência e veja o que é necessário para o dia seguinte. Envolva seu filho nessa organização porque, assim, ele já vai ganhando responsabilidade e autonomia”.

A mesma dica vale para o lanche escolar. É importante já pensar nisso previamente para não ter correria. “Por exemplo, faça a lista de coisas que as crianças costumam levar para o lanche da escola e compre antecipadamente. Separar o lanche na noite anterior ajuda a evitar perda de tempo no dia seguinte. Se a criança compra lanche na escola, já deixe o dinheiro trocado e separado no dia anterior também. Há escolas que oferecem a possibilidade de comprar os tickets dos alimentos. Isso pode ajudar porque você consegue se organizar para o mês inteiro”, pontua.

Vinícius Grassi destaca que é importante ter uma rotina pós-chegada da escola: definir a ordem do banho, refeição e lição de casa, assim como o tempo que a criança terá para brincar e descansar. Essa organização pode ser feita juntamente com seu filho, inclusive, criando com ele uma tabela das atividades.

Um detalhe que não deve ser esquecido: as crianças precisam de um tempo livre de obrigações. “O não fazer nada, aquele momento em que a criança fica à vontade, contribui para a saúde mental e física, além de estimular a criatividade”, conclui o psicólogo.