
Ao retornar às aulas, crianças e adolescentes precisam se readaptar aos novos horários, aos novos hábitos alimentares e atividades da rotina escolar. O período é importante também para os responsáveis. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca que o desenvolvimento das crinças pode ser prejudicado caso familiares e educadores não participem e nem fiquem atentos aos fatores que podem afetar a saúde, no retorno ao ano letivo.
Entre os cuidados básicos listados pela SBP, aparecem as medicações e as vacinações. É importante que os cartões de vacinação dos alunos estejam em dia. Essa atitude previne casos de doenças de transmissão interpessoal, como o sarampo, considerando o convívio em ambientes coletivos. A necessidade de medicações, especialmente as de estudantes com doenças crônicas, deve ser claramente informada à escola.
Cuidados
As recomendações da Geap e da SBP se voltam ainda sobre os sinais de bullying e outras formas de violência, além do monitoramento dos horários, em prol do sono e descanso adequados; a alimentação balanceada; a postura ao carregar pesos; as dores de cabeça e dificuldades de leitura; e sobre os sintomas de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Com informações da Geap.