Com a meta de transformar vidas individuais, famílias e contribuir para uma nação mais justa e igualitária, a Fundação Edmílson oferece atividades no contraturno escolar que vão além dos conteúdos formais e buscam fazer a diferença e virar o jogo no desenvolvimento de crianças carentes.
“O contraturno escolar não existe para ‘ocupar a criança’ ou ‘deixar a família com tempo para outras atividades’. Ela é uma ferramenta de integração social e autoconhecimento. Aqui não punimos pelas dificuldades, mas orientamos e ajudados em suas capacidades e desenvolvemos habilidades necessárias para o futuro e de acordo com o perfil de cada um”, destaca a Coordenadora Geral da Fundação Edmílson, Erika Brahim.
As atividades extracurriculares oferecem diversos benefícios. Mas para que seja efetivo, ele precisa ser trabalhado com profissionais capacitados e capazes de identificar defasagens educacionais, dificuldades de aprendizado e reconhecendo barreiras culturais, cognitivas ou emocionais. Tudo isso pode ser resolvido dentro do ambiente da Fundação por meio da sua abordagem pedagógica diferenciada.
Mas a situação de vulnerabilidade social é um obstáculo que a Fundação Edmílson procura vencer todos os dias. Por isso, possui um time multidisciplinar que consegue ajudar as crianças no desenvolvimento tanto social e humano. O intuito, portanto, é potencializar sua formação cidadã, desenvolvendo a empatia, a responsabilidade e o pensamento crítico.
“Lutamos para que os jovens desenvolvam um pensamento crítico e valorizem suas ideias com conhecimentos complementares que envolvem ensino técnico, humano, científico e social, para não se tornarem jovens alienados ou dominados pelo mundo do crime. Dessa forma, acreditamos que é primordial conscientizar a todos sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças”, conta Erika.
Atividades no contraturno escolar oferecidos pela Fundação
A Fundação Edmílson atende gratuitamente crianças e adolescentes, inserindo-as em atividades esportivas, culturais e em informática, como, por exemplo:
- Futebol de campo;
- Karatê;
- Voleibol;
- Basquete;
- Natação;
- Atletismo;
- Leitura e cultura;
- Dança;
- Ballet;
- Hip Hop;
- Coral;
- Teatro;
- Batucada;
- Música.
Desenvolvimento socioemocional
Capacidade de reconhecer e saber lidar com as próprias emoções, entender as emoções do outro, mediar conflitos e solucionar problemas com sabedoria. Sendo assim, o esporte atua nessa etapa como uma ferramenta de consciência coletiva, determinação, disciplina e formação de caráter.
Desenvolvimento da comunicação
É na arte que o aluno encontra a oportunidade de se expressar e de aumentar a criatividade, além disso, aprende a colocar na prática conceitos como concentração, fortalece a memória, raciocínio e disciplina. A arte, portanto, possui um aprendizado mais dinâmico e alegre que também melhora a interação.
Sociabilização
O ambiente da Fundação valoriza, bem como incentiva a troca entre os alunos. Além do esporte, que traz para o dia a dia o conceito do trabalho em equipe, as músicas e as atividades relacionadas à arte melhoram a sensibilidade e a empatia.
Autoconhecimento
Respeito a si próprio, reconhecendo seus atributos e valorizando-os. Então, ao compreender sua forma de expressão, é também saber como ler o mundo à sua volta e desenvolver uma visão e uma reflexão crítica do entorno.
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