
A infância é marcada pela criação de hábitos e aprendizados, sendo um momento fundamental para o desenvolvimento humano, o que inclui a importância do conhecimento sobre os benefícios do esporte para crianças.
Por meio da prática de atividades físicas, é possível desenvolver inúmeras habilidades, como a socialização, capacidade motora e aprimoramento da cognição, por exemplo.
Além disso, ao adquirir o hábito de se manter em movimento, é possível evitar desde cedo a aparição de doenças e suas consequências, como a obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obstruções cardiovasculares. Dessa forma, os benefícios do esporte para crianças podem se estender por toda a sua vida.
Praticar um exercício físico possibilita que os pequenos cuidem de sua saúde física, aprendam a ser parte de um time e façam novos amigos, ou seja, todos processos fundamentais para o seu processo de crescimento.
De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas entre 5 e 17 anos precisam praticar atividades físicas (de moderadas a intensas) por pelo menos 60 minutos todos os dias. Uma ótima forma de atingir esse objetivo é dividindo os períodos de exercícios ao longo do dia. Assim, é possível realizar 30 minutos na parte da manhã e os outros 30 na parte da noite, por exemplo.
Atividades físicas ideais para crianças
É fundamental que uma criança seja exposta a estímulos divertidos, deixando-a livre para escolher o que mais lhe agrada. Dessa forma, há um aumenta da probabilidade de o pequeno verdadeiramente se interessar pela prática esportiva.
No entanto, indica-se que crianças e adolescentes realizem apenas atividades aeróbicas, como natação, futebol, danças, lutas, corridas, saltos e brincadeiras no geral.
No caso de crianças sedentárias, é importante que o esporte seja introduzido de forma gradual em sua rotina, sendo iniciado com um volume menor em relação à intensidade, frequência e duração.
Uma pesquisa feita pela Epona Sports em agosto de 2020, com 198 crianças entre 5 e 11 anos, identificou a seguinte preferência em relação à prática esportiva:
Benefícios do esporte para crianças
Compromisso
Praticar esportes coletivos ajuda na construção do senso de compromisso e de responsabilidade. Além disso, crianças que praticam algum tipo de atividade física são mais propensas a seguir regras, o que impacta diretamente suas relações interpessoais.
Interação social
O esporte é uma ótima maneira de introduzir crianças introvertidas e tímidas em ambientes coletivos. Dessa forma, ela são capazes de crescer envoltas a um grande senso de cooperação e coletividade.
Aprendizado e cognição
Crianças que contam com a prática esportiva em suas rotinas tendem a apresentar um melhor desempenho escolar. Isso porque acontece a indução ao desenvolvimento de novas conexões interneurais, e o aumento da produção de células do hipotálamo que essa prática proporciona.
Dessa forma, exercícios físicos também atuam na melhora da concentração, raciocínio lógico e memória. Além disso, por terem que realizar diversos movimentos simultâneos e tomar decisões rapidamente, crianças e adolescentes que se exercitam costumam apresentar um melhor desenvolvimento cognitivo no geral.
Integração com a sociedade e respeito às regras
Ao praticar atividades físicas, as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a conviver com diferentes hábitos e costumes, aprendendo a dividir e a colaborar.
Por serem baseados em regras, os esportes também são capazes de evidenciar a importância delas serem seguidas. Assim, é possível notar uma melhora comportamental tanto em casa quanto na escola, por exemplo.
Formação óssea
Ao se manter em movimento, o organismo infantil consegue fixar o cálcio mais facilmente, pois esse processo previne diversas doenças que atingem os ossos, como a osteoporose.
Ademais, também há uma melhora no equilíbrio, postura, resiliência, motricidade e elasticidade.
Prevenção do sedentarismo e da obesidade
A obesidade infantil está diretamente relacionada à falta de gasto calórico e a uma rotina alimentar desregulada.
Ao manter o corpo em movimento, o metabolismo é acelerado. Isso possibilita uma queima mais rápida das calorias que foram consumidas ao longo do dia.
Com isso, o esporte é tido como um dos principais aliados do combate à obesidade entre crianças e adolescente.
Saúde mental
Um dos principais benefícios do esporte para crianças é a sua influência na saúde mental. A prática esportiva contribui diretamente para a diminuição de problemas psicológicos e sociais dos pequenos, como a agressividade, estresse, insônia, depressão e ansiedade, por exemplo.
Saúde física
A prática de atividades físicas auxilia o fortalecimento do tecido do coração e do sistema imunológico, além de facilitar a circulação sanguínea. Com isso, é possível prevenir futuras doenças respiratórias e cardíacas.
Isso também eleva a taxa de HDL (colesterol bom) no organismo, o que auxilia na prevenção e no combate a diabetes.
Ensine por meio do exemplo
A melhor forma de estimular qualquer tipo de hábito é por meio do exemplo. Assim, é muito importante que os pais pratiquem atividades físicas, a fim de evidenciar os benefícios do esporte para crianças.
Você pode acessar mais conteúdos sobre o assunto na Epona Sports. Por lá, você encontra os melhores eventos esportivos perto de você, além de ficar por dentro dos principais temas sobre saúde e prática esportiva.
Gostou deste artigo sobre benefícios do esporte para crianças? Deixe o seu comentário abaixo!
Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.
*Artigo escrito por Mariana Marins, CEO e Cofundadora da Epona Sports e da Agência Codefica, além de escritora nas horas vagas. Com seu espírito empreendedor, acredita que é possível transformar vidas através da democratização da prática e do acesso ao esporte.