Além de escolas públicas sem internet, outras 3.031 não dispõem de energia elétrica. Dados fazem parte do Painel de Conectividade nas Escolas.

O Painel de Conectividade nas Escolas ajuda na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade. Atualmente, o Brasil possui 138.355 escolas públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal, classificadas em área urbana (86.233 unidades) e rural (52.122 unidades). Do total, 8.365 escolas públicas estão sem internet, 96.192 não possuem laboratório de informática e 3.031 não têm energia elétrica.

O trabalho, conduzido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), revela, ainda, que 439.559 alunos e 32.558 docentes são impactados pela falta de conectividade.

No painel disponível no site da Anatel são disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar 2022 do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gsac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Agência, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.

Aprender Conectado

O Gape, por meio da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), está implantando o projeto Aprender Conectado, que surgiu com o Edital do 5G. O projeto dispõe de recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas sem internet, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico. O Aprender Conectado vai promover para alunos e professores de todo o Brasil:

  • Internet de alta velocidade;
  • Conexão wi-fi em todo ambiente escolar;
  • Kits de informática (notebooks, chromebooks, telas e projetores).

Atualmente está em execução a fase piloto do projeto Aprender Conectado em 10 municípios brasileiros. Eles estão distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de educação básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino já estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps.

Em paralelo à fase piloto, vistorias em mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste, nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba, começaram. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no projeto Aprender Conectado.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

EducaTech
A LUMA, mantenedora do EducaTech, é uma startup capixaba de educação, que visa melhorar a vida das pessoas por meio do ensino individualizado.