
A Google anunciou nesta terça-feira (15) que vai descontinuar o domínio regional brasileiro “google.com.br“, usado há quase duas décadas pelos internautas brasileiros. A medida faz parte de uma reestruturação global que envolve também domínios de outros países.
O buscador, no entanto, não vai acabar. Os usuários serão automaticamente redirecionados para o domínio unificado “google.com”, com base na localização e preferências de idioma de cada pessoa.
Por que a Google vai acabar com os domínios regionais?
Segundo a empresa, a decisão se baseia em mudanças tecnológicas nos últimos anos. Antes, os domínios locais ajudavam a oferecer resultados de busca mais relevantes para cada país.
No entanto, desde 2017, o algoritmo já utiliza a localização em tempo real para entregar conteúdo local — independentemente do domínio utilizado.
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A gigante de tecnologia afirma que manter versões separadas do mesmo serviço tornou-se redundante.
O que muda na prática para quem usa o Google no Brasil?
A empresa garante que nada muda na experiência de busca. Os resultados continuarão localizados, em português, e compatíveis com a legislação brasileira. Além disso:
- O endereço “google.com.br” será redirecionado automaticamente para “google.com”;
- Preferências de busca personalizadas poderão precisar ser ajustadas novamente após a mudança;
- Ainda não há confirmação sobre o fim dos Doodles regionais, que celebram datas culturais e figuras históricas de cada país.
A Google não divulgou um cronograma exato para o fim do domínio .com.br, mas disse que o processo será gradual nos próximos meses.
Veja o comunicado divulgado na íntegra
“Ao pesquisar no Google, buscamos fornecer as informações mais úteis, o que muitas vezes inclui resultados de pesquisa localmente relevantes. Historicamente, como parte do nosso processo de fornecer resultados localizados, utilizamos nomes de domínio de nível superior com código de país (ccTLD), como google.ng para a Nigéria ou google.com.br para o Brasil.
Ao longo dos anos, nossa capacidade de oferecer uma experiência local melhorou. Em 2017, começamos a oferecer a mesma experiência com resultados locais para todos que usam a Busca, independentemente de usarem o google.com ou o ccTLD do seu país.
Graças a essa melhoria, domínios em nível de país não são mais necessários. Portanto, começaremos a redirecionar o tráfego desses ccTLDs para google.com, a fim de otimizar a experiência dos usuários na Pesquisa. Essa mudança será implementada gradualmente ao longo dos próximos meses, e você poderá ser solicitado a inserir novamente algumas de suas preferências de Pesquisa durante o processo.
É importante observar que, embora esta atualização altere o que as pessoas veem na barra de endereço do navegador, ela não afetará a maneira como a Pesquisa funciona, nem mudará a maneira como lidamos com as obrigações sob as leis nacionais.”