Tecnologia

Internet gratuita: Starlink vai liberar acesso para alguns smartphones

A conexão deve ser liberada em julho. Para ter acesso ao serviço, é preciso atender a algumas condições

Foto: Reprodução/X @starlink
Foto: Reprodução/X @starlink

Em breve, algumas regiões e aparelhos terão conexão de internet de graça. A Starlink, serviço de internet via satélite desenvolvido pela SpaceX, de Elon Musk, anunciou que irá disponibilizar gratuitamente o acesso à cobertura emergencial em áreas sem sinal convencional a partir do segundo semestre de 2025.

A empresa já disponibiliza conexão para ampliar o acesso digital para quem está em locais isolados mediante o pagamento de uma tarifa e a instalação de uma antena. A cobertura é possível, mesmo em áreas sem sinal de operadoras convencionais, com o uso de satélites de baixa órbita.

LEIA TAMBÉM:

Para ter acesso ao serviço, é preciso atender a algumas condições. Modelos mais modernos de smartphones tendem a oferecer suporte automático ao serviço. Já os mais antigos podem não reconhecer a rede ou necessitar de atualizações específicas.

Entre os aparelhos que devem ter acesso gratuito a partir de julho estão:

  • iPhones 14 e posteriores;
  • Google Pixel 9 e suas variantes;
  • Modelos da Motorola lançados a partir de 2024;
  • Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54;
  • Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.

Após garantir a compatibilidade do aparelho e a atualização do sistema, é preciso ativar a funcionalidade de conexão automática para redes emergenciais.

A conexão com a rede Starlink será ativada automaticamente sempre que o usuário estiver fora da cobertura de sua operadora tradicional.

Inicialmente, a funcionalidade permitirá apenas o envio e recebimento de mensagens de texto, compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência. A expectativa é que, no futuro, o serviço seja expandido para incluir chamadas de voz e navegação na internet.

*Com informações do Estadão.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.