Educação

Estudantes do Espírito Santo se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estudantes da rede pública de ensino de municípios capixabas conquistam medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Estudantes de Linhares e Jerônimo Monteiro estão entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com medalhas de bronze, eles alcançaram o reconhecimento em uma das maiores competições de conhecimento de todo o país.

Maite Gomes Ribeiro de Sousa e Ruan Silva de Sá, de Linhares, e Hadassa Favari de Moraes, de Jerônimo Monteiro, se destacaram ao conquistar medalhas de bronze na Obmep. De acordo com a secretária de Educação do município, Maria da Penha Valani Giuriato, os resultados são fruto de um esforço coletivo para que a rede municipal de ensino seja capaz de oferecer uma educação cada vez melhor aos estudantes.

“Nosso objetivo final é fortalecer o ensino público da nossa cidade, e ter nossos alunos conquistando medalhas em competições nacionais é prova de que estamos no caminho certo para isso”, afirma.

Para ela, são muitos os fatores que contribuem para que essas crianças e jovens tenham bom desempenho mesmo em avaliações tão complexas.

“Nossas escolas utilizam, hoje, um material físico e digital com a mesma qualidade das escolas privadas, graças à nossa parceria com a Aprende Brasil Educação. Além disso, também estamos investindo na formação continuada dos nossos professores e na infraestrutura das escolas”, detalha.

Avaliações nacionais como a Olimpíada Brasileira de Matemática são uma boa maneira de compreender as deficiências e salientar os pontos positivos dos processos de ensino e aprendizagem de municípios. Isso porque colocam à prova habilidades como interpretação de texto, conhecimento dos componentes curriculares e até mesmo equilíbrio emocional.

A gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, lembra que essas competições também desempenham um papel importante para o amadurecimento dos estudantes.

“Participar de olimpíadas como essas é muito importante para estimular a competição saudável e incentivar que nossos estudantes busquem conhecimentos para além da sala de aula”, destaca.

Ela explica que o mais importante é o desenvolvimento desses estudantes frente às muitas ciências.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

EducaTech
A LUMA, mantenedora do EducaTech, é uma startup capixaba de educação, que visa melhorar a vida das pessoas por meio do ensino individualizado.