
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aprovou uma proposta de parque tecnológico. O espaço funcionará como um hub de inovação e terá investimento próximo a R$ 12 milhões.
O projeto, que ficará localizado em Jardim da Penha, em Vitória, teve aprovação no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A equipe responsável é composta pelos professores e pesquisadores do Ifes Douglas Almonfrey, coordenador geral da proposta; Francisco José Casarim Rapchan, coordenador do InovaSerra; e Lucas Poubel Timm do Carmo, coordenador do Distrito 28.
LEIA TAMBÉM:
Hospitais estaduais renovam parque tecnológico
Fortlev entra no mercado de irrigação e avança no agronegócio com aquisição no Espírito Santo
ES Gás assina contrato de fornecimento para fábrica da Perfilados Rio Doce
“O Parque Tecnológico é um construtor de pontes que visa conectar as estruturas que o estado do Espírito Santo possui, dando a elas infraestrutura física e uma camada adicional de governança para inovarem e comercializarem as inovações”, pontuou Douglas.
De acordo com o pesquisador, a comunidade científica, acadêmica e empreendedora do ES pode ter a certeza de que o parque trará geração de valor por meio da integração entre empresas, academia, startups, centros de pesquisa, entre outros.
Além disso, o pró-reitor de Extensão do Ifes, Lodovico Ortlieb Faria, afirmou a importância do parque para a sociedade, ciência, Estado e empresas.
O PTCI reunirá de forma inovadora em sua estrutura, academia, empresas, governo e sociedade civil organizada para operarem em plataforma de inovação e empreendedorismo aberta em conexão com outros ambientes de inovação, para a execução de políticas de inovação, programas, projetos e ações para promover o desenvolvimento de produtos, processos e serviços de alto valor agregado, apontou Faria.
Da mesma forma, segundo o pró-reitor, o local também melhora o instituto, abrindo oportunidades para servidores e para alunos desenvolverem pesquisas ou startups.
Cidade da Inovação
A Cidade da Inovação iniciou após a doação dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Jardim da Penha, por parte da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em 2021.
Em 2023, o local recebeu R$ 5 milhões em recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI). O valor foi investido para dar início às ações de planejamento e implantação do Parque Tecnológico.