Prejuízo com jogos online!

Um deles é com o Roblox

O que é esse tal de Roblox? Uma turminha abaixo dos 14 anos (em média) sabe muito bem o que é. Assim como eu, se você tem filhos converse com ele, você vai receber uma verdadeira aula.

Famílias gastaram entre R$ 400 e R$ 750

Se liga! O Roblox é uma plataforma de jogos com mais de 164 milhões de fãs, tem feito muito sucesso com os nossos pequenos, tem dado dor de cabeça aos pais ou responsáveis, pelo menos para alguns. É possível comprar roupas, acessórios, rostos para os personagens, danças e equipamentos. Se essas compras não forem controladas ou monitoras, a fatura do cartão de crédito poderá vir com surpresas indesejadas. 

Nos jogos Roblox, os jogadores exploram mundos em 3D. Alguns jogos mais famosos são: Work At a Pizza Place (Trabalhe em uma Pizzaria), Jailbreak (Fuga dos Prisioneiros), MeepCity (Cidade Meep), Mad City (Cidade Louca), Adopt Me (Adote Me), Phantom forces(Forças fantasmas), entre outros.

Os jogadores podem personalizar seus personagens virtuais com vários chapéus, faces customizadas, formas de cabeça, formas de corpo, roupas e artes. Os jogadores podem criar suas próprias vestimentas. É aí que vem a dor de cabeça!

Você sabe o que é um Robux?

O Radar buscou algumas informações IMPORTANTES a respeito do Roblox. A plataforma permite a compra de itens e, dessa forma, o usuário pode personalizar a experiência durante a partida. Os gastos com Robux (moeda do jogo) aumentaram consideravelmente durante a pandemia, o que fez com que muitos pais acionassem o Procon na busca de estorno do dinheiro investido na plataforma pelos pequenos. Agora, como seu pequeno teve acesso ao seu cartão de crédito? Como ele conseguiu gerar um boleto e pagar? Isso aí já é outra conversa.

Algumas compras são autorizadas pelos pais ou responsáveis, outras acontecem por uma combinação de fatores e que muita das vezes sai com um custo elevado:

  • crianças querendo comprar;
  • jogo querendo vender;
  • cartão de crédito cadastrado na plataforma e falta de controle dos pais ou responsáveis.

Adopt me! (Adote Me)

Um dos mais famosos, dá para gastar decorando a casa e customizando os pets, por exemplo. As maiores críticas de alguns pais ou responsáveis nessas condições é a uma suposta falta de clareza, na plataforma, sobre o valor dos itens comprados e a dificuldade de conseguir contato com a empresa.

Vale lembrar que os prejuízos podem ser imensos e irem além do financeiro. O uso indevido de dados também pode acontecer. Vamos ficar com os nossos radares ligados em alerta máximo.

Nosso RADAR está sempre ligado! E o seu? Se pintar dúvida por aí, envie sua mensagem que iremos fazer o possível para esclarecer.

 

Jackson Galvani
Empresário no mercado de tecnologia, foi eleito um dos melhores Gerentes de TI do Brasil, é Coordenador da ExpoTI e Presidente do HDI-Brasil no ES.