Tecnologia é sobre pessoas: como engajamento e liderança moldam o futuro

Na tecnologia, as tendências estão sempre em movimento, e nós as acompanhamos de perto. Novas implementações de IA, XLAs, um CMDB mais eficiente mas, no fundo, o que realmente importa em todas as áreas da tecnologia são as pessoas.

São elas que impulsionam a inovação e lideram as transformações. No final das contas, as pessoas estão por trás de cada tecnologia significativa criada e implementada. Seja eliminando as tarefas rotineiras com RPA ou aprimorando o onboarding com provisionamento zero-touch, conceito que se refere à automação completa dos processos de implantação, configuração e gerenciamento de dispositivos ou sistemas, sem a necessidade de intervenção manual. Tudo gira em torno de cuidar das pessoas.

Quando falamos em liderança hoje, precisamos ter a confiança de que o coração de toda organização continua sendo a sua equipe. Então, como os profissionais podem responder a esses resultados e agir de forma significativa? O primeiro passo é analisar os dados e entender quais são os principais fatores que comprometem o engajamento dos funcionários.


Defina expectativas

Apenas 46% dos funcionários sabem exatamente o que se espera deles no trabalho. Métricas como Tempo Médio de Atendimento (AHT), Resolução no Primeiro Contato (FCR) e CSAT são frequentemente apontadas como essenciais. Mas, você já parou para pensar por que elas são importantes?

É fundamental que sua equipe compreenda o propósito por trás dessas metas e como a experiência do cliente impacta os resultados do negócio. Aqui estão algumas dicas práticas:

  • Defina e comunique a missão e a visão: explique claramente como cada equipe ou unidade de negócio contribui para o objetivo maior da organização.
  • Seja transparente: mostre de forma clara como cada meta ajuda a empresa a alcançar seus objetivos. Quanto mais específico e frequente for esse diálogo, melhor.
  • Acompanhe as mudanças: sempre que houver novas tecnologias ou processos, garanta que todos tanto usuários quanto a equipe de suporte entendam como isso se encaixa nos objetivos da empresa.

Mostre que você se importa

Apenas 39% dos funcionários sentem que alguém realmente se importa com eles. Essa realidade é preocupante, especialmente em um ambiente onde as pessoas são o centro de tudo. Como líder você têm o poder de transformar essa situação.

  • Lidere com empatia: pessoas que se sentem valorizadas se dedicam mais. Quando sua equipe se sente bem cuidada, ela cuida melhor dos clientes, e clientes bem atendidos são a chave para o sucesso.
  • Tenha um propósito claro: isso significa que líderes devem ter clareza sobre seu propósito e o impacto que desejam causar em suas equipes.

Incentive o desenvolvimento profissional

Apenas 30% dos funcionários acreditam fortemente que alguém no trabalho os incentiva a crescer. Empresas que investem estrategicamente no desenvolvimento de seus funcionários alcançam 11% mais lucratividade e têm o dobro de chance de reter talentos. Pesquisas indicam que até 41% das pessoas que deixaram seus empregos apontaram a falta de oportunidades de crescimento como principal motivo.

Estamos em 2025 e, mesmo com a redução nas demissões, o engajamento ainda sofre com a falta de desenvolvimento profissional. Então, como os líderes podem enfrentar esse desafio?

Mapeie o roadmap tecnológico: identifique as lacunas de conhecimento e habilidades na sua equipe e crie oportunidades de treinamento para suprir essas necessidades.

Conheça sua equipe: entenda as aspirações e os objetivos de carreira de cada colaborador. Isso possibilita oferecer uma orientação personalizada e eficaz.

Crie um caminho de crescimento claro: quando os colaboradores sabem como podem evoluir dentro da empresa, o engajamento e a motivação aumentam significativamente.

O engajamento dos funcionários não acontece por acaso. Ele é construído com liderança inspiradora, comunicação clara e, acima de tudo, com um investimento genuíno nas pessoas. Vamos juntos transformar esse cenário e fazer da tecnologia um espaço ainda mais humano e acolhedor!

Jackson Galvani
Empresário no mercado de tecnologia, foi eleito um dos melhores Gerentes de TI do Brasil, é Coordenador da ExpoTI e Presidente do HDI-Brasil no ES.