TikTok Shop chega ao Brasil

Se você já passa horas assistindo vídeos no TikTok (sem julgamentos por aqui 😅) agora, além de curtir, comentar e compartilhar, também vai dar pra…comprar! Isso mesmo. O TikTok Shop chegou ao Brasil e promete transformar a forma como a gente consome.

Nos Estados Unidos, o TikTok Shop mostrou que não está pra brincadeira. Em 2022, o volume de vendas era de “apenas” US$ 1,2 bilhão e dois anos depois, em 2024, esse número saltou para mais de US$ 16 bilhões. Sim, um crescimento de mais de 1.200% em tempo recorde! 🚀

A base de usuários ativos globais também disparou. De 500 milhões em 2022, o número passou para mais de 1,2 bilhão em 2024. Ou seja, tem cada vez mais gente não só assistindo aos vídeos, mas também comprando e detalhe, voltando pra comprar de novo. O TikTok deixou de ser só uma rede de entretenimento e virou uma verdadeira vitrine global.

O Brasil sempre foi um dos queridinhos do TikTok. Não é de hoje que a gente aparece entre os maiores mercados da plataforma. E com o e-commerce brasileiro bombando (foram mais de R$ 160 bilhões em vendas só no primeiro semestre de 2024), a chegada oficial do TikTok Shop por aqui era só uma questão de tempo.

Agora que está vindo aí, pode apostar: vai ser barulho dos grandes. Porque se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer bem é misturar criatividade com negócio e o TikTok é o palco perfeito pra isso.

Mas o que é o TikTok Shop?

O TikTok Shop é a aposta da rede social para misturar entretenimento com e-commerce. Na prática, isso significa que criadores de conteúdo e marcas vão poder vender produtos diretamente nos vídeos, lives e até nos próprios perfis. Sabe aquele produto que você viu no tutorial do influenciador? Agora, em vez de sair do app e procurar na internet, é só clicar e comprar na hora.

Por que o mercado está de olho nisso?

  1. Alta taxa de engajamento: O TikTok tem uma das comunidades mais ativas da internet. A atenção do usuário é intensa e o tempo médio dentro da plataforma é alto. Cenário ideal para criar conexões com o consumidor.
  2. Conversão via conteúdo: Diferente do e-commerce tradicional, o TikTok Shop aposta na força do conteúdo como gatilho de compra. Resenhas, tutoriais, unboxings e vídeos de lifestyle tornam-se vitrines extremamente persuasivas.
  3. Live commerce em ascensão: As vendas ao vivo, tão populares na Ásia, têm potencial para crescer no Brasil. Com o TikTok Shop, criadores podem promover produtos em tempo real e gerar conversões imediatas com links clicáveis durante a live.
  4. Influência como ativo estratégico: O novo modelo reforça o papel do influenciador como peça-chave do funil de vendas. Mais do que divulgar, ele passa a ser parte da transação, integrando conteúdo e performance.

Como funciona?

A experiência é super fluida: enquanto você assiste a um vídeo, pode aparecer uma tag ou um link para o produto que está sendo usado. Clicou, curtiu, comprou. Tudo sem sair do TikTok. Além disso, durante lives, os criadores vão conseguir mostrar produtos ao vivo e os espectadores podem adquirir com poucos toques na tela. É como um shopping interativo com a vibe descontraída do TikTok.

Quem pode vender por lá?

A novidade é ótima não só pra quem ama comprar, mas também pra quem quer vender. Pequenos empreendedores, influenciadores e marcas grandes já estão de olho. O TikTok está oferecendo suporte, ferramentas de divulgação e até incentivos para os primeiros usuários da plataforma de vendas.

Para quem é essa oportunidade?

  • Pequenos e médios empreendedores, que encontram na plataforma uma forma de expor produtos com baixo custo e grande alcance.
  • Grandes marcas, que podem ativar campanhas integradas com criadores e gerar awareness e conversão simultaneamente.
  • Agências e profissionais de marketing, que agora têm mais uma frente para explorar com seus clientes, com foco em conteúdo estratégico, performance e relacionamento.

O que isso muda pra gente?

Pra quem ama descobrir coisas novas no feed, o TikTok Shop promete ser um prato cheio. A diferença é que agora, ao ver uma resenha ou uma dica de produto, você já pode testar a compra no mesmo instante. Tudo muito mais dinâmico, rápido e com aquele jeitinho “tiktoker” de ser.

Com grandes oportunidades, também vêm os desafios. Marcas precisarão se adaptar à linguagem da plataforma e entender que o conteúdo de venda aqui não pode parecer publicidade tradicional. O consumidor do TikTok valoriza autenticidade, dinamismo, entretenimento e isso deve refletir em toda a abordagem de marketing.

Além disso, será fundamental criar estratégias de mensuração específicas, pois o comportamento de compra na plataforma é diferente dos canais convencionais.

Mas, claro, vale aquele lembrete de ouro: atenção redobrada com os impulsos e com as finanças. Com tanta facilidade, é fácil se empolgar e a gente sabe como é tentador comprar “só mais uma coisinha”.

O futuro é social (e comercial)

Com o lançamento do TikTok Shop, o Brasil entra oficialmente na era do social commerce, um modelo que já bomba em países como China e Estados Unidos. A ideia é simples: transformar cada vídeo em uma vitrine, e cada criador em um possível vendedor. E com o poder de alcance do TikTok, as possibilidades são infinitas.

Então, da próxima vez que você abrir o app, fique de olho: aquele vídeo divertido pode vir com um botãozinho de “comprar agora” que muda tudo. 👀🛒

A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, desde que seja utilizada de maneira equilibrada e segura, garantindo que todos nós tenhamos acesso seguro e informações confiáveis.

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Jackson Galvani

Empresário no mercado de tecnologia, foi eleito um dos melhores Gerentes de TI do Brasil, é Coordenador da ExpoTI e Presidente do HDI-Brasil no ES. www.jacksongalvani.com.br

Empresário no mercado de tecnologia, foi eleito um dos melhores Gerentes de TI do Brasil, é Coordenador da ExpoTI e Presidente do HDI-Brasil no ES. www.jacksongalvani.com.br