A onda de calor que atua no Brasil, incluindo parte do Espírito Santo, deve se estender até 24 de fevereiro. Em algumas regiões, as temperaturas registradas ficam cerca de 7 ºC acima da média.
De acordo com o Instituto Climatempo, a onda de calor deve abranger mais áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. (Veja abaixo).
A onda de calor é restrita às áreas em vermelho no mapa, onde as temperaturas permanecerão pelo menos 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos.
LEIA TAMBÉM:
Já nas áreas em laranja, o calor será intenso, com temperaturas elevadas entre 3°C e 5°C acima da média. De acordo com o Climatempo, isso não configura os critérios para ser classificado como uma onda de calor.
Apesar do calor intenso, pancadas de chuva são esperadas para os próximos dias, mas de forma isolada As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor, informou o Climatempo.
Isso acontece porque a massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas, favorecendo dias mais secos e quentes na maior parte das regiões impactadas.