
A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um boletim meteorológico nesta sexta-feira (04) com aviso de impacto “excepcional” para as regiões do Caparaó e Sul do Estado. O alerta é válido entre o sábado (05) e o domingo (06).
Classificado na cor vermelha, o alerta informa que são esperadas tempestades de raios, rajadas de ventos e chuvas intensas acima de 100 milímetros.
Leia também:
> Famílias de área que será desocupada vão receber auxílio em Vila Velha
> Idosa aguarda há dois anos exame para descobrir causa de anemia forte
> Defesa Civil alerta para risco de tempestade em cidades do ES no fim de semana
Após avaliação da Defesa Civil da previsão de chuva entre a sexta (4) e a próxima quinta (10), foi apontada a probabilidade de que os acumulados de chuva superem o limiar de 100 mm sobre áreas situadas no Sul do Estado.
O governador Renato Casagrande fez uma publicação nas redes sociais com alguns alertas para a população. Confira a orientação:
Chuvas intensas de sexta para sábado
De acordo com a Defesa Civil, na região Sul, durante a sexta-feira (4) podem ser registrados acumulados de chuva que vão de 50 a 70 milímetros. Na Região Serrana, a probabilidade de ocorrer acumulados de chuva entre 30 e 50 mm é de até 60%.
No sábado (5), na metade Sul do Espírito Santo a probabilidade de ocorrer eventos de chuvas que superem o limiar de 70 mm, podendo inclusive alcançar acumulados de 100 mm, é de até 70%.
De acordo com a Defesa Civil, moradores das regiões abrangidas pelo aviso devem ficar atentos e adotar providências caso percebam cenários de risco.
Já no domingo (6), na metade Sul do Espírito Santo a probabilidade de ocorrer acumulados de chuva entre 30 e 50 mm é de 70%, com probabilidade de até 40% de ocorrer acumulados de chuva entre 50 e 70 mm.
Alerta do Inmet
O aviso da Defesa Civil chega depois que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 30 cidades capixabas sob alerta laranja para chuvas intensas.
Segundo o Inmet, é esperado acumulado de chuva de 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja a lista de cidades sob alerta
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante