O município de Mimoso do Sul, localizado na região Sul do Espírito Santo, está se preparando para a possibilidade de chuvas fortes entre a sexta-feira (04) e sábado (05). Em vídeo publicado nas redes sociais, a Defesa Civil da cidade orienta moradores a deixarem remédios e documentos separados para casos de emergência.
O anúncio foi feito depois que a Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta para chuvas intensas para todas as regiões.
Leia também:
> Defesa Civil alerta para risco de tempestade em cidades do ES no fim de semana
> Dois cães são resgatados de maus-tratos em Vitória
Durante o vídeo, postado no Instagram do prefeito Peter Costa, o diretor da Defesa Civil do município, Leonardo Ferreira da Silva, destacou que o volume de chuva acumulado esperado pode chegar a até 150 milímetros.
O diretor destacou que a maior preocupação é com deslizamentos em um curto espaço de tempo, possíveis vendavais, alagamentos e inundações.
Ele pediu que os moradores separem medicamentos e documentos, e os deixem em um local de fácil acesso: “Em qualquer situação de risco que aconteça, procure um abrigo”, disse.
Alerta do Inmet
O aviso da Defesa Civil chega um dia depois de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou 30 cidades do Espírito Santo sob alerta laranja, para chuvas intensas.
Segundo o Inmet, é esperado acumulado de chuva de 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja a lista de cidades sob alerta
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante