
A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu nesta quinta-feira (3) um alerta para chuvas intensas para todas as regiões. Em função da previsão de tempestade, cidades do Sul do Estado já emitiram avisos para a população se precaver e evitar áreas de risco, como é o caso de Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte.
Ainda nesta quinta-feira há probabilidade de acumulados de chuva variando entre 2 a 10 milímetros é de até 60%, com probabilidade de até 10% de que ocorram chuvas de 10 a 30 milímetros no Litoral Norte.
LEIA TAMBÉM:
>> Mês de abril será marcado por temperaturas acima da média no ES
>> Frio está chegando ao ES? Saiba quando tirar o casaco do armário
Já na região Serrana, no Caparaó e Sul do Estado, pode chover de 2 a 10 milímetros, exceto no Litoral Sul.
Chuvas intensas na madrugada de sexta para sábado
De acordo com a Defesa Civil, na região Sul, durante a sexta-feira (4) podem ser registrados acumulados de chuva que vão de 50 a 70 milímetros. Em parte do Caparaó e região Serrana a possibilidade de chuva entre 10 a 30 milímetros é de 70%.
Também deve chover na região Metropolitana, segundo a Defesa Civil, a possibilidade de chuvas entre 2 e 10 milímetros é de 70%. Outros 30% indicam que deve chover entre 10 e 30 centímetros na Grande Vitória.
No sábado (5) são esperadas chuvas intensas na porção Sul do Espírito Santo, e o acumulado pode chegar a 100 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil, moradores das regiões abrangidas pelo aviso devem ficar atentos e adotar providências caso percebam cenários de risco.
Durante a sexta e o sábado são esperadas tempestades de raio, rajadas de vento e chuvas intensas durante todo o dia.
No domingo é esperado cenário semelhante ao de sábado e moradores das áreas devem se precaver de possíveis transtornos relacionados ao tempo.
Cidades fazem alerta para a população
Em função do alerta, cidades do Sul do Estado, como Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte publicaram avisos em suas redes sociais alertando para o risco da chuva.
Em Mimoso do Sul, o diretor da Defesa Civil local, Leonardo Ferreira da Silva, publicou um áudio na rede social da prefeitura em que disse que a maior preocupação é com deslizamentos num curto espaço de tempo, possíveis vendavais, alagamentos e/ou inundações.
Ele pediu que os moradores separem medicamentos e documentos, e os deixem em um local de fácil acesso: “Em qualquer situação de risco que aconteça, procure um abrigo”, disse.
Já a Defesa Civil de Bom Jesus do Norte alertou a população a estar atenta a qualquer sinal de movimentação de terra ou rachaduras, pois há possibilidade de chuva com raios, ventania e enxurrada, além de pontos de alagamento.
“Em caso de emergência, saia imediatamente da residência e acione a Defesa Civil”, informa a Defesa Civil.
Alerta do Inmet
O aviso da Defesa Civil chega um dia depois de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou 30 cidades do Espírito Santo sob alerta laranja, para chuvas intensas.
Segundo o Inmet, é esperado acumulado de chuva de 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Veja a lista de cidades sob alerta
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
Defesa Civil de Mimoso do Sul em alerta
A Defesa Civil de Mimoso do Sul informou que está em contato com a Defesa Civil Estadual e que monitora a previsão de chuvas intensas para o município, principalmente em relação ao sábado.
Segundo a Defesa Civil, todas as equipes estarão mobilizadas e de plantão e que as secretarias estão preparadas para eventuais transtornos, como deslizamentos, devido ao volume de chuva previsto.
Um vídeo explicativo sobre a situação deve ser publicado nesta sexta-feira (4), segundo a Defesa Civil municipal.
Além de Mimoso, a prefeitura de Bom Jesus do Norte divulgou alerta para risco de deslizamentos e transbordamento de rios e córregos no município.