Tempo

Em dois dias, chove mais do que o previsto para abril no ES

Segundo informações do Climatempo, a situação é gerada pela passagem de uma frente fria, que provocou chuva forte e volumosa no Estado

Previsão do tempo chuva clima tempo nublado
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Em apenas dois dias, já choveu mais do que o esperado para o mês de abril no Espírito Santo. Segundo informações do Climatempo, a situação é gerada pela passagem de uma frente fria, que provocou chuva forte e volumosa em vários locais do Estado.

Algumas áreas acumularam mais de 100 mm a 200 mm em apenas 48h. Essa marca é maior do que o esperado para abril, visto que cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a média de precipitação varia de 100 mm a 140 mm.

Leia também:

Qual a situação dos municípios?

Segundo o Inmet, alguns municípios do Estado registraram acumulados expressivos de chuva nos últimos dias e foram até mesmo o maior volume de chuva no Brasil.

Em Vila Velha, foi acumulado 116,4 mm entre 9h de domingo (06) e 9h de segunda-feira (07). Esse foi o maior volume de chuva no Brasil registrado pelo Inmet neste período.

Já em Alfredo Chaves, no Sul do Estado, choveu 97,6 mm; no mesmo período, em Vitória, choveu 63,8 mm. 

O acumulado de 48h, entre 18h30 de sábado (05) e 18h30 da segunda-feira (07), alcançou a medida de 225 mm na região de Guarapari, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Após a passagem desta forte frente fria, o total de chuva acumulado em abril na região de Vitória subiu para 101,8 mm, sendo que a média normal para este mês é de 123 mm.

Na região de Vila Velha, o total de chuva acumulado em sete dias de abril já está em 140,2 mm e Alfredo Chaves, 145,2 mm.

Frente fria se afasta

A frente fria que provocou a chuva volumosa do primeiro fim de semana de abril avançou para o litoral da Bahia e as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Espírito Santo nesta terça-feira (08).

A quarta e a quinta-feira também serão com períodos de sol, com chance de chuva isolada preferencialmente nas áreas litorâneas, mas que não devem causar transtornos. Porém, as condições para chuva devem aumentar na sexta-feira.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória