A partir desta quarta-feira (12), uma grande onda de calor chega ao Sudeste e atinge estados como o Espírito Santo. De acordo com a Climatempo, empresa de meteorologia, o Estado está localizado em uma zona crítica e pode apresentar entre 5ºC e 7ºC acima da média.
A previsão é que as altas temperaturas permaneçam até o dia 21 de fevereiro nos estados do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul. A onda de calor já provocou temperaturas de quase 44°C no Rio Grande do Sul.
Leia também:
> Muretas do pedágio da Terceira Ponte começam a ser demolidas
> Motociclista morre após ser arremessado contra poste
> Apartamento pega fogo em Vila Velha e a suspeita é de problema no ar-condicionado
Outros estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí também serão fortemente atingidos pela onda de calor, que sai do Sul do Brasil em direção às outras regiões.
A Climatempo ressaltar que, para determinar uma onda de calor, são necessários 5 dias consecutivos com temperaturas 5ºC acima da média.
Possibilidade para recordes
Todas as capitais do Sudeste têm chance alta de recordes de calor. São Paulo e Rio de Janeiro tem possibilidade de bater recorde nesta quarta (12) e na quinta-feira (13). Belo Horizonte e Vitória, com chances para novos recordes entre quinta (13) e sexta-feira (14).
A Climatempo prevê máximas em torno de 34 a 35 °C para Belo Horizonte e São Paulo, calorão de 38 °C em Vitória e variando em torno de 38/39 °C até o final da semana na cidade do Rio de Janeiro.
Recordes anteriores:
- São Paulo: 33,9 °C – 22/01
- Rio de Janeiro: 38,7 °C – 20 e 21/01
- Vitória: 36,2 °C – 21/01
- Belo Horizonte: 34,4 °C – 21/01