A Defesa Civil Estadual divulgou, nesta segunda-feira (07), um novo boletim extraordinário com atualizações sobre as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde o final de semana. O documento mostra que Guarapari registrou volume acumulado de 194,2 milímetros nas últimas 24 horas e foi a cidade capixaba onde mais choveu nesse período.
A quantidade de chuva registrada em Guarapari é mais do que o dobro da contabilizada em Alfredo Chaves, a segunda onde mais choveu no Espírito Santo. Na cidade do Sul do Espírito Santo, o volume acumulado foi de 95,2 milímetros.
Leia mais
Raio atinge Sesc Glória e marquise desaba no centro de Vitória
Chuva deixa bairro alagado em Vila Velha e obstrui ruas
Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para todos os municípios do ES
Em terceiro nessa lista divulgada pela Defesa Civil está Vila Velha, onde a quantidade de chuva registrada entre a manhã de domingo (06) e a manhã desta segunda-feira (07) foi de 76,63 milímetros.
Fechando o ranking das cinco cidades capixabas com maior volume de chuva nas últimas 24 horas, estão Castelo e Rio Novo do Sul, ambas no Sul do Espírito Santo, que tiveram 74,09 e 67,8 milímetros, respectivamente.
Veja cidades do ES em que mais choveu em 24 horas
- Guarapari: 194.2 milímetros
- Alfredo Chaves: 95.2 milímetros
- Vila Velha: 76.63 milímetros
- Castelo: 74.09 milímetros
- Rio Novo do Sul: 67.8 milímetros
- Vitória: 59.72 milímetros
- Anchieta: 59.2 milímetros
- Piúma: 51.6 milímetros
- Cariacica: 50.37 milímetros
- Aracruz: 49.19 milímetros
- Muqui: 39.4 milímetros
- Serra: 37.83 milímetros
- Conceição do Castelo: 32.4 milímetros
- Água Doce do Norte: 30.2 milímetros
- Linhares: 29.6 milímetros
- Colatina: 27.54 milímetros
- Muniz Freire: 18.2 milímetros
- Santa Maria de Jetibá: 16.21 milímetros
- Guaçuí: 15.56 milímetros
- Ibitirama: 14.2 milímetros
- Fundão: 13.97 milímetros
- Cachoeiro de Itapemirim: 13.54 milímetros
- São José Do Calçado: 11.2 milímetros
Casa desaba e deixa dois feridos em Guarapari
O grande volume de chuva que caiu em Guarapari provocou transtornos em bairros do município. Pontos de alagamento foram registrados em algumas ruas e também na orla da Praia do Morro.
Já no bairro Lagoa Funda, parte de uma casa desabou e deixou duas pessoas com ferimentos leves.
Em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, houve extravasamento do rio, que saiu da calha natural e provocou enchente na comunidade de Belo Monte. Ninguém ficou ferido, porque a Defesa Civil municipal já havia retirado moradores das residências perto do rio.
Em Rio Novo do Sul, uma árvore caiu, mas não há informações sobre feridos ou imóveis atingidos.
Previsão de mais chuva nesta segunda
Em entrevista ao ES no Ar, o coronel do Corpo de Bombeiros, Benício Ferrari, informou que a previsão é demais chuva nesta segunda-feira (07).
“A previsão é de que continua chovendo fraco, podendo chegar a moderado, no litoral, principalmente a partir de Anchieta até a divisa com a Bahia, e nos municípios adjacentes, por exemplo, chove em Aracruz, mas pode chover em Ibiraçu e João Neiva. Chover em Linhares e poder chover um pouco em Sooretama”, disse Ferrari.
O coronel destaca que, apesar da chuva não ser forte, a associação dela com o acumulado dos últimos dias gera riscos de movimentação de encostas.
14 pessoas estão fora de casa por conta da chuva
O boletim extraordinário da Defesa Civil mostra que 14 pessoas estão desalojadas em Alegre, no Sul do Espírito Santo. Essas pessoas que estão fora de casa são moradores do distrito de Anutiba, onde o volume de chuva chegou perto de 100 milímetros na sexta-feira (04).
Até o momento, 40 kits dormitório foram entregues para desabrigados. Também foi feita a distribuição de 25 kits de limpeza e outros 25 kits de higiene para atingidos pela chuva.
Não há rodovias com interdições por conta das fortes chuvas no Espírito Santo.