
O mês de abril deve trazer um alívio no calor com as primeiras massas de ar frio de origem polar continentais, que vão conseguir resfriar algumas áreas do Brasil. No entanto, segundo a empresa Climatempo, esse refresco não deve ser tanto, porque o que vai predominar durante o mês ainda serão os dias quentes.
Os períodos com temperatura baixa e amena serão curtos no centro-sul do Brasil e a previsão é de que abril termine com temperaturas acima da média na maior parte do país. E como será a situação no Espírito Santo?
Leia também:
> CNH Social: 41 mil já se inscreveram para tirar habilitação de graça no ES
> Prefeitura demole quiosques em Ponta da Fruta: “História de 45 anos foi apagada”
> Natureza em meio ao concreto: árvore cresce dentro de prédio em Iriri
Em um mapa divulgado pela empresa de meteorologia, é possível perceber que o Estado apresenta as colorações vermelho e rosa, o que indicam temperaturas um pouco e acima da média para o mês. Confira o mapa:
Ainda segundo o Climatempo, a primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será sentida em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
Além disso, um pouco antes do final da primeira quinzena do mês deve ocorrer um resfriamento mais acentuado, já com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Região Sul.
Além do Sul do Brasil, esta massa de ar frio deve causar queda de temperatura moderada a forte em parte dos estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.
Já no final do mês de abril, há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do Brasil.