Chuva em Cariacica

"Minha mãe poderia ter morrido", diz filha de idosa após muro desabar

Cláudia Dantas se assustou com a notícia de que o muro da casa da mãe havia desabado por conta das chuvas em Cariacica

"Minha mãe poderia ter morrido", diz filha de idosa após muro desabar

As fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória nesta quinta-feira (10) causaram transtornos e, em Cariacica, assustaram os moradores. No bairro Porto de Santana, no fim da tarde, o muro de uma casa desabou.

O imóvel pertence a uma senhora de 82 anos que não estava no local no momento. Em entrevista à TV Vitória, Cláudia Dantas, filha da proprietária, contou que a família foi informada por uma vizinha.

Foi um susto muito grande, porque a gente não esperava receber uma notícia dessas. Graças a Deus não tinha ninguém em casa. Seria um susto muito grande. Se minha mãe estivesse aqui, ela poderia ter morrido de susto, disse Cláudia.

Os destroços atingiram o terraço e uma estrutura de três andares com telhado. O cômodo dos fundos da casa ficou inundado de lama, assim como o interior do imóvel, invadido por água e lama.

Após a queda do muro, a Defesa Civil esteve no local e orientou a saída dos moradores. A rua e mais três casas foram interditadas, segundo a Prefeitura de Cariacica e, na tarde desta sexta (11), ações emergenciais foram realizadas pelas equipes de proteção.

A filha da idosa contou que já havia comunicado a Defesa Civil, em março deste ano, sobre a condição de um dos muros.

“Eu chamei a Defesa Civil porque eu vi uma rachadura e eles vieram. Disseram que o muro de arrimo não estava comprometido, só o muro de cima, que iria cair a qualquer momento, mas não teria perigo para nós”.

LEIA TAMBÉM:

Segundo Cláudia, a equipe de fiscalização informou que o muro cairia no quintal da casa, em um espaço onde os moradores não seriam atingidos.

No entanto, ela conta que no dia anterior a EDP esteve na rua da casa para instalar um poste e isso teria fragilizado a estrutura, que não suportou a força da chuva.

“A EDP veio aqui na rua de cima, onde caiu o muro, e eles furaram lá para colocar um poste. Eles estão colocando vários postes na rua toda. Os vizinhos falaram que o muro estava comprometido, mas eles disseram que sabiam o que estavam fazendo”, disse Cláudia.

Ao ser procurada, a empresa informou que a substituição do poste não tem relação com a queda do muro. “O serviço foi realizado na quarta-feira, em base concretada, conforme as normas técnicas vigentes”, diz a EDP.

A empresa também reforçou que, assim que houver condições seguras para o acesso de veículos ao local, será realizada a retirada do poste afetado.

Novo alerta de perigo

Nesta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas válido para 27 cidades do litoral do Estado, incluindo a Grande Vitória. O aviso de perigo potencial, indicado na cor amarela, é válido até as 10h deste sábado (12).

Segundo o instituto, há possibilidade de chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. É baixo o risco de alagamentos e há chance de pequenos deslizamentos, em cidades com áreas de risco.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.