Uma intensa onda de calor deve elevar as temperaturas nos próximos dias em diversas regiões do Brasil, com sensação térmica de até mesmo 40 °C na região Sul. Mas, ao contrário do que foi divulgado, é improvável que ela chegue a 70 °C.
Segundo o Climatempo, o uso e interpretação errados de ferramentas usadas pelos meteorologistas para o cálculo da sensação térmica gerou um grande equívoco e desinformação, embora, teoricamente, seja possível ocorrer este valor.
Leia também:
> Grande onda de calor chega ao ES nesta quarta; temperatura deve subir 5ºC
> Vitória pode registrar 39 ºC e ter recorde de calor nesta semana
> Semana começa com previsão de nuvens e chuvas esparsas no ES
Sensação térmica: saiba como é calculada
A sensação térmica é uma temperatura calculada por uma fórmula que envolve a temperatura do ar, em um determinado horário, e a umidade relativa do ar no mesmo horário.
A estimativa se baseia em uma tabela, difundida de maneira errada. Nela, para atingir a sensação térmica de 70 °C, a temperatura deveria ser de no mínimo 41 °C e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar precisaria estar em torno de 80%.
“Não é isso que se observa normalmente, na prática. Na atmosfera real, quanto mais quente está o ar, menor é o nível de umidade, porque o aquecimento do ar causa naturalmente a evaporação da umidade, isto é, perda de umidade naquela porção de ar”, destaca o Climatempo.
Segundo a empresa, algumas reportagens feitas na imprensa brasileira calcularam a sensação térmica com a temperatura máxima estimada para o dia (40°C), que deveria ocorrer entre 14 horas e 15 horas do dia 11 de fevereiro e a umidade relativa máxima prevista para o dia 11 de fevereiro, que era de 95% por volta das 2 horas da madrugada.
“Este cálculo está completamente equivocado e errado, pois a sensação térmica precisa ser calculada com valores de umidade e de temperatura no mesmo horário”.
Usando a temperatura de 40°C, por volta das 14 horas, a umidade relativa do ar estimada para este horário era de 49%. A sensação térmica estimada era de aproximadamente 54 °C, a partir da fórmula neste link.
Qual foi a medição real?
Às 15 horas de 11 de fevereiro de 2025, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,5°C de temperatura máxima em Porto Alegre e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar foi de 43%. A sensação térmica às 15 horas, calculada para estes valores, foi de 47°C.
Matematicamente é usual o arredondamento “para menos” de quantidades até 0,5 acima do valor cheio. Arredonda-se “para mais” quantidades iguais e acima de 0,6 do valor cheio.
“Assim, 39,5 °C foi arredondado para 39 °C. Mesmo considerando o arredondamento “para mais”, isto é, 40°C às 15 horas de 11/2/25, e 43% de umidade no ar, a sensação térmica seria de 54 °C, ainda muitíssimo abaixo dos 70 °C”.