Calorão

Passageiros enfrentam calor de 33°C dentro de ônibus com ar-condicionado

O flagrante de calor foi registrado por uma equipe de reportagem da TV Vitória, que aferiu a temperatura durante o trajeto

Foto: Gabriel Cavalini
Foto: Gabriel Cavalini

Passageiros do transporte público em Vitória enfrentaram calor e temperaturas de até 34°C em pontos de ônibus e dentro de coletivos sem ar-condicionado.

O registro foi feito pela reportagem da TV Vitória na última quarta-feira (19), que aferiu a temperatura durante o trajeto. Em um ônibus com ar-condicionado, a temperatura chegou a 33°C.

Não dá vontade nem de trabalhar, você acaba chegando no trabalho suando. E os ônibus de ar-condicionado quase não têm, é muito difícil de pegar, disse uma passageira.

LEIA TAMBÉM:

Vai chover na hora dos desfiles no Sambão do Povo? Veja a previsão do tempo

Carnaval de Vitória: veja interdições e saiba como chegar no Sambão do Povo

Ônibus derruba poste na rodovia Darly Santos, em Vila Velha

Calor: mais da metade da frota não tem ar-condicionado

Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), o Sistema Transcol transporta cerca de 640 mil passageiros por dia e conta com 1.600 ônibus, sendo 740 deles com ar-condicionado. Mais da metade da frota ainda não é climatizada.

Diante das reclamações, a Ceturb-ES afirmou que a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é responsabilidade das empresas operadoras, seguindo orientações do fabricante.

Ceturb-ES orienta checagem antes do início da viagem

Segundo a Companhia, os motoristas devem verificar o funcionamento dos equipamentos antes de iniciar a viagem e reportar falhas à equipe de manutenção.

Os usuários podem registrar reclamações por meio do telefone, informando a linha, horário e número do veículo. Caso o problema seja constatado, a Ceturb-ES determina o recolhimento do ônibus para manutenção antes de voltar a circular.

A Companhia também informou que novos veículos devem ser incorporados à frota ao longo deste ano.

*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record