
Quem mora no Espírito Santo pode tirar o casaco do fundo do armário. Isso porque a passagem de duas frentes frias no final deste mês deve movimentar mais a atmosfera, e a mudança de temperatura já deve começar a ser sentida neste final de semana, a começar de sexta-feira (28).
Segundo o Climatempo, a primeira frente fria chega ao país no litoral de Santa Catarina, na sexta-feira, provocando aumento na umidade e ligeira virada de vento sobre a Região Sul.
Leia também:
> VÍDEO | Pedra Azul é coberta por nuvem em forma de véu; conheça o fenômeno
> Ministério Público pede que prazo para famílias desocuparem área em Vila Velha seja estendido
> De camisa a brinquedos: Amaes abre loja no Shopping Vitória nesta quinta
Ainda não há informações detalhadas sobre o Espírito Santo, mas o Climatempo alertou que a primeira semana de abril deve começar com o primeiro pico de frio.
Na segunda-feira (31), a formação de uma frente fria entre a Argentina e o Uruguai reforça mais a umidade e o ar frio no Brasil, e vai afetar áreas do Sul, Centro-Oeste e também do Sudeste, causando uma queda significativa nas mínimas e nas máximas em algumas regiões.
Mesmo com a frente fria, o Climatempo afirma que os modelos não apontam um frio extremo, porém é uma situação diferente do que foi vivida neste começo de ano, com uma onda de calor.
Deve ser a primeira massa de ar frio, que deve deixar vários locais com temperaturas abaixo da média – deixando os dias com mais cara de outono do que de verão.
Instituto emite alerta de chuvas intensas para 46 cidades do ES
Diante da mudança de temperatura, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial indicado pela cor amarela para 46 cidades do Espírito Santo.
Com o alerta são esperadas chuvas até 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. O alerta é válido desta quarta-feira (26) até esta quinta (27) às 10h.
Além disso, também é previsto baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Confira algumas instruções dadas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira a lista das cidades com alerta vigente:
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Cariacica
- Colatina
- Conceição da Barra
- Domingos Martins
- Ecoporanga
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Ibiraçu
- Itaguaçu
- Itarana
- Jaguaré
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas 3204005 ES
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Viana
- Vila Pavão
- Vila Valério
- Vila Velha
- Vitória