O Brasil deve enfrentar nova onda de calor na próxima semana, a partir de segunda-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ela deve afetar inicialmente partes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
Além disso, segundo o instituto, a onda de calor se estende por Goiás e pela Bahia. A massa de ar quente e seco, que atua nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força, com temperaturas máximas que podem superar a média em mais de 5 °C.
Leia também:
> ES tem 4 cidades entre as mais quentes do país e pode registrar 40 ºC
> Até quando deve durar a onda de calor no ES?
Segundo registros do Inmet, a primeira onda de calor do ano ocorreu entre 17 e 23 de janeiro. Já a segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, afeta principalmente o Rio Grande do Sul, quando Porto Alegre registrou 39,3 °C e várias cidades gaúchas ultrapassaram os 40 °C.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) destaca que a onda de calor acontece quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5 °C ou mais a média mensal por, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, as condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.
Como fica o tempo no Espírito Santo?
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na segunda-feira (17) segue com o tempo firme e ensolarado em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva no Estado.
Durante a tarde, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no centro-sul do Estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul.
Já a terça-feira (18), será de tempo firme e ensolarado em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões do Estado.
Durante a tarde, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no centro-sul do Estado. O vento sopra com intensidade moderada no litoral da região Sul.