Tempo

Terceira onda de calor deve começar nesta segunda-feira, diz Inmet

Segundo o Inmet, ela deve afetar inicialmente partes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

O Brasil deve enfrentar nova onda de calor na próxima semana, a partir de segunda-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ela deve afetar inicialmente partes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Além disso, segundo o instituto, a onda de calor se estende por Goiás e pela Bahia. A massa de ar quente e seco, que atua nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força, com temperaturas máximas que podem superar a média em mais de 5 °C.

Leia também:

> ES tem 4 cidades entre as mais quentes do país e pode registrar 40 ºC

> Até quando deve durar a onda de calor no ES?

Segundo registros do Inmet, a primeira onda de calor do ano ocorreu entre 17 e 23 de janeiro. Já a segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, afeta principalmente o Rio Grande do Sul, quando Porto Alegre registrou 39,3 °C e várias cidades gaúchas ultrapassaram os 40 °C.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) destaca que a onda de calor acontece quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5 °C ou mais a média mensal por, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, as condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

Como fica o tempo no Espírito Santo?

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na segunda-feira (17) segue com o tempo firme e ensolarado em todo o Espírito Santo. O sol predomina e não há previsão de chuva no Estado. 

Durante a tarde, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no centro-sul do Estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul.

Já a terça-feira (18), será de tempo firme e ensolarado em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões do Estado.

Durante a tarde, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no centro-sul do Estado. O vento sopra com intensidade moderada no litoral da região Sul.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória