
Uma “nuvem funil” foi registrada no céu da Serra durante o temporal desta quarta-feira (10). A cena, gravada em vídeo, preocupou moradores da região de Nova Almeida, uma das mais castigadas durante a chuva.
O fenômeno ocorre quando uma coluna de ar em rotação se estende da base de uma nuvem de tempestade, mas sem tocar o solo ou uma superfície líquida.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as imagens aparentam se tratar do fenômeno.
Segundo o órgão, se estivesse em contato com o solo, a nuvem poderia ser caracterizada como tornado e, se sobre a água, como tromba d’água.
Apesar da aparência impressionante, nuvens funis nem sempre evoluem para tornados. Sua formação está associada à condição de instabilidade atmosférica e cisalhamento do vento, comuns durante a passagem de sistemas de baixa pressão, como o que atingiu a região, explicou o instituto.
Ao menos 16 imóveis da cidade da Serra foram destelhados em função da chuva. Uma escola municipal também teve problemas no teto.
Ainda segundo o Incaper, o tipo de formação de nuvens registradas no vídeo não é raro durante temporais intensos, especialmente em períodos de transição entre estações ou sob influência de sistemas frontais.