Surfando na explosão do TikTok nos últimos meses, profissionais de diversas áreas estão produzindo conteúdo na plataforma para promover a imagem e aumentar a renda. Advogados, médicos e professores são alguns dos exemplos de trabalhadores que utilizam a plataforma de vídeos para alavancar suas carreiras.
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Afastando-se das populares dancinhas do aplicativo, eles buscam mostrar de forma descontraída que possuem conhecimento sobre suas áreas, ganhando seguidores, tornando-se referência para o público e, assim, conquistando clientes.
Em sua conta no TikTok, a advogada Lidiane Simões fala sobre temas atuais e relevantes sobre o direito das famílias e dos trabalhadores. Ela contou que costuma abordar os assuntos que mais atua no dia a dia.
“Separo os temas, com base nas perguntas mais frequentes de meus seguidores, casos que atuo no dia a dia, além dos temas de repercussão geral”, disse.
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A advogada aproveitou a oportunidade e está no aplicativo desde 2021, mas também atua em outras plataformas como Kwai, Facebook e Instagram.
“Passei a perceber o potencial das plataformas que oferecem o formato de vídeos curtos e didáticos. Além disso, o TikTok e agora o Kwai nos dá a oportunidade de disseminar informações jurídicas relevantes de forma breve, atrativa e irreverente para diferentes faixas etárias e públicos”, contou.
O que é preciso para atuar profissionalmente no TikTok?
De acordo com Lidiane, para atuar nesse ramo é necessário tempo para seleção e estudo dos temas, além da gravação e edição dos vídeos.
“Compreendi com o tempo que, a elaboração de conteúdo, exige muita organização e comprometimento, para oferecer um conteúdo de qualidade e relevante para o meu público nas plataformas digitais”, explicou.
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A advogada comentou que ao iniciar sua jornada nas redes sociais não sofreu preconceitos de clientes ou colegas de trabalho, mas recebeu várias brincadeiras.
“No início me chamavam de blogueirinha e famosinha no tom de brincadeira. Mas hoje em dia, percebo que as pessoas levam a sério as postagens dos meus vídeos, pois trazem conhecimento e informações relevantes quanto ao direito do público”, contou.
Além disso, Lidiane disse que recebe constantemente o feedback dos seis seguidores, que sugerem temas e solicitam cada vez mais postagens desse tipo de conteúdo.
*Texto da estagiária Ana Paula Brito, sob supervisão da editora Erika Santos