Agentes que atuam na orientação nas salas do Empreendedor do Sebrae-ES vão receber capacitação profissional sobre os temas pertinentes à documentação necessária para abertura de empresas, como licenciamentos e alvarás.
Empresários que buscam orientação nas Salas agora poderão contar também com informações específicas da atividade na qual pretendem abrir seus negócios.
A ação é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Siga o Folha Vitória no LinkedIn e participe do nosso canal do Telegram!
“As salas do Empreendedor são espaços públicos municipais que dão visibilidade a vários serviços ofertados pelas prefeituras. E esses profissionais precisam também de capacitação no que tange ao processo de abertura de empresa, ao acesso à informação do risco da atividade e como ele acessa o licenciamento necessário”, explica a analista do Sebrae-ES, Renata Braga Rodrigues.
A formação começará pela Grande Vitória e vai contar com a participação de representantes de órgãos fiscalizadores.
Os agentes serão capazes de orientar quanto a processos de desburocratização, como o decreto unificado 5183-R de 2022, que dispensou de licenciamento em seu âmbito as atividades econômicas que se enquadram na classificação de baixo risco.
Das 1.332 atividades incluídas no CNAEs, o Espírito Santo dispensa atualmente 620 atividades.
“A ideia é não apenas orientar sobre o modelo de negócio, que já é feito, mas também antecipar informações que muitos empreendedores desconhecem e que, muitas vezes, geram custos e atrasos no processo. Sabendo o que os órgãos de fiscalização demandam, quanto à atividade e no município em que vai atuar, o empreendedor tem um cenário completo”, afirmou a analista do Sebrae-ES, Susany Miranda.
LEIA TAMBÉM: ONG abre mais de 600 vagas de emprego no ES e oferece curso gratuito