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Você já teve a sensação de que ninguém entendeu o que você quis dizer? Ou que sua intenção era positiva, mas a reação foi o oposto?

Isso acontece porque há um grande abismo entre o que sentimos, o que falamos e o que o outro entende. E no mundo profissional, esse abismo pode custar oportunidades, reconhecimento — e até seu crescimento.

Leia também: Como se conectar com qualquer pessoa e fazer networking inteligente

Agora, imagine que sua comunicação esteja completamente alinhada com seus objetivos. Imagine você sendo percebida exatamente como deseja. Confiante. Preparada. Pronta para liderar.

Falar e ser ouvida: por que isso importa?

Segundo o relatório Women in the Workplace 2023 (McKinsey & LeanIn), 37% das mulheres dizem que têm dificuldade de serem ouvidas em reuniões, especialmente em ambientes dominados por homens.

No Brasil, apenas 38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, mesmo elas sendo mais qualificadas academicamente que os homens, segundo o IBGE.

Isso mostra que não basta ser boa no que você faz: é preciso comunicar isso de forma estratégica e intencional.

Ações práticas para alinhar intenção e comunicação

  1. Defina sua intenção antes de qualquer conversa

Antes de uma reunião, feedback ou negociação, pergunte-se:

  • Qual é o meu objetivo aqui?
  • Como quero ser percebida?
  • Qual resultado quero provocar nessa conversa?

Clareza de intenção é o primeiro passo para uma comunicação poderosa.

  1. Trabalhe sua linguagem corporal

Pesquisas mostram que 93% da comunicação é não verbal. Então:

  • Mantenha postura ereta.
  • Olhe nos olhos (mesmo no Zoom).
  • Evite gestos excessivos que demonstrem ansiedade.

Sua postura pode comunicar segurança mesmo antes de você dizer a primeira palavra.

  1. Peça feedback sobre sua comunicação

Muitas vezes não sabemos como estamos sendo percebidas. Pergunte para uma colega de confiança:

“Você acha que minha mensagem ficou clara?”

“Como você me vê quando falo em público?”

Esse tipo de espelho pode acelerar sua evolução comunicacional.

  1. Crie um roteiro de posicionamento

Tenha um pitch pronto para quando você precisar se apresentar. Um bom roteiro inclui:

  • Quem você é.
  • Seus diferenciais.
  • O que te move (propósito).
  • Um resultado ou conquista concreta.

Isso é ainda mais importante se você for empreendedora. Saber vender sua história é essencial para atrair parcerias, clientes e oportunidades.

  1. Participe de rodas de networking com intenção clara

Não vá a eventos só para “marcar presença”. Vá com propósito:

  • Leve perguntas na manga.
  • Tenha clareza de quem você quer se conectar.
  • Entregue valor antes de pedir algo.

No Acelera, ensinamos você a transformar conversas informais em oportunidades reais.

O que o Acelera Mulheres tem a ver com tudo isso?

O Acelera é mais que um método. É uma comunidade de mulheres que escolheu crescer com estratégia, propósito e saúde emocional.

Você aprende:

  • Como se comunicar com clareza e intenção.
  • Como posicionar sua marca pessoal de forma estratégica.
  • Como fazer transições de carreira seguras — seja para liderança, seja para o empreendedorismo.

Se você deseja acelerar sua carreira — sem abrir mão da sua essência e da sua qualidade de vida — aplique para o Diagnóstico de Carreira com o nosso time de especialistas.

Lá vamos te mostrar como alinhar intenção, posicionamento e ação para conquistar mais espaço, mais reconhecimento e mais realização. Garanta seu lugar aqui.

Ana Paula França

Especialista em aceleração de carreira e negócios, administradora de formação, desenvolveu o método “Trilha da Máxima Potência,” que já ajudou inúmeras mulheres a alcançar seus objetivos profissionais de forma assertiva e alinhada com seus propósitos.

Especialista em aceleração de carreira e negócios, administradora de formação, desenvolveu o método “Trilha da Máxima Potência,” que já ajudou inúmeras mulheres a alcançar seus objetivos profissionais de forma assertiva e alinhada com seus propósitos.