Trabalho

Como se preparar para conquistar um novo emprego em 2025?

Especialistas dão dicas de como preparar o currículo e o que as empresas mais procuram nos candidatos

Foto: Freepik

“Você será capaz de sacudir o mundo, vai, tente outra vez”, já dizia Raul Seixas, em uma letra entusiasmada por um recomeço na música Tente Outra Vez, de 1975. É uma canção que fala sobre se erguer, ir atrás de um objetivo e buscar algo melhor. 

Para muitos, é o que representa também um novo ano: recomeços e mudanças, principalmente para quem pensa em dar uma guinada na carreira e conquistar o emprego dos sonhos.

E é pensando nas pessoas que estão desempregadas ou insatisfeitas com seu emprego atual que o Folha Vitória conversou com dois especialistas que deram dicas para tentar outra vez e fazer com que 2025 seja um ano promissor.

LEIA TAMBÉM:

>> Carreira: especialista orienta planejamento para 2025

>> De bartender a motorista: profissões não param nas festas de fim de ano

>> Fames abre vagas para professores de pós-graduação em música

O primeiro passo é caprichar no currículo para alinhar as necessidades do candidato com as da empresa e a dica é evidenciar as habilidades interpessoais, as chamadas soft skills. De acordo com a Roberta Kato, especialista em gestão de pessoas e formação de líderes, a palavra-chave é autenticidade. 

Foto: Roberta Kato

No atual cenário do mercado de trabalho, destacar-se em um processo seletivo exige mais do que um currículo impecável. É preciso alinhar autenticidade e preparo estratégico. Os empregadores estão cada vez mais atentos a habilidades interpessoais, como comunicação, resiliência e trabalho em equipe. No fim, o diferencial está na combinação de preparo técnico e autenticidade. No mercado de trabalho, são esses os profissionais que deixam uma marca e constroem carreiras sólidas e significativas“, explicou. 

>> Siga o Folha Vitória no LinkedIn e fique por dentro das vagas de emprego abertas

Além disso, utilizar as redes sociais a favor da visibilidade profissional pode ser um acelerador para chegar na tão sonhada vaga. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima pedida para mostrar o currículo aos empregadores e fazer com que eles conheçam o candidato. 

As redes sociais, especialmente o LinkedIn, tornaram-se verdadeiras vitrines profissionais. Manter um perfil ativo, com um resumo bem estruturado e interações relevantes, aumenta sua visibilidade e fortalece sua marca pessoal“, concluiu. 

Ser um bom candidato requer, sobretudo, ter habilidades técnicas para o cargo, as hard skills. 

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Elcio Paulo Teixeira é CEO da Heach Brasil, consultoria em gestão de pessoas, e diz as formas de melhorar as habilidades técnicas. 

“As hard skills são competências específicas que o candidato deve dominar para executar as tarefas do cargo. O candidato precisa ter conhecimento técnico da área, ou seja, experiência e domínio das ferramentas e metodologias usadas no trabalho e familiaridade com tecnologia, dominando as ferramentas digitais, análise de dados e automação”, disse. 

Foi chamado para a entrevista de emprego? Veja o que os empregadores procuram

O segundo passo, após preparar o currículo e se fazer visto, é garantir que a conversa com os empregadores seja satisfatória para ambos. Para isso, Elcio elencou alguns tópicos que as empresas estão de olho. Confira:

Resultados tangíveis: empresas buscam profissionais que possam demonstrar realizações mensuráveis, como aumento de vendas, melhoria de processos ou redução de custos.

Estabilidade e progressão na carreira: um histórico que mostre crescimento e consistência nas funções anteriores é bem-visto.

Foco no cliente: resolver problemas e superar as expectativas dos clientes internos ou externos.

Pensamento analítico: usar dados para tomar decisões e resolver problemas de forma eficaz.

Eficiência operacional: demonstrar que consegue executar tarefas com qualidade e rapidez.

Curiosidade e interesse em aprender: mostre que você busca se atualizar constantemente, seja por meio de cursos, leitura ou práticas profissionais.

Controle emocional: lidar com pressão, prazos apertados e críticas de forma equilibrada.

Sustentabilidade e responsabilidade social: cada vez mais empresas valorizam pessoas alinhadas com práticas responsáveis.

Além disso, estar em sintonia com os valores organizacionais da empresa também é uma dica valiosa para conquistar o cargo, como complementa Roberta Kato.

“Conhecer a empresa e suas necessidades, apresentar conquistas de forma objetiva e demonstrar alinhamento com os valores organizacionais são passos fundamentais para se diferenciar. Por isso, investir na capacitação contínua, desenvolver soft skills e buscar feedback são práticas indispensáveis para quem deseja evoluir profissionalmente”, explicou.