O concurso público para preencher 699 vagas da Receita Federal foi suspenso por uma decisão judicial. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal, que questiona a falta de transparência no processo seletivo por parte da banca examinadora nas questões discursivas.
> Siga o Folha Vitória no LinkedIn para ficar por dentro de oportunidades de emprego. Entre também na nossa comunidade no WhatsApp!
Na decisão da última quarta-feira (11), o juiz da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, Leonardo Tavares Saraiva, afirma que o objetivo é evitar qualquer violação do princípio da isonomia no processo seletivo. Segundo o magistrado, a falta de transparência era evidente.
O juiz também anulou questões objetivas da prova para os cargos de analista-tributário e auditor-fiscal, bem como uma questão discursiva para auditor-fiscal.
O concurso da Receita Federal previa a oferta de 699 vagas, divididas em 230 para a carreira de auditor e 469 para o cargo de analista. Cerca de 5% das vagas eram para início imediato após a conclusão do certame.
LEIA TAMBÉM: Quase 30 cursos de graça estão com inscrições abertas em Vitória; veja como participar
O concurso público teve mais de 150 mil candidatos inscritos. Os aprovados teriam a perspectiva de receber salários iniciais de R$ 21 mil para auditores e R$ 11,6 mil para analistas.
Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos estavam sujeitos a avaliações de vida pregressa e um curso de formação profissional como parte do processo seletivo.