A primeira parte você já conseguiu: foi selecionado para um emprego. Agora que você venceu a primeira fase vem outra parte muito importante: como começar bem no novo emprego e se destacar.
Quando se trata de um emprego novo, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não queimar o filme logo na entrada. Para dar uma força, selecionamos oito dicas fundamentais.
Tenha calma
Não adianta chegar naquela afobação, querendo se integrar com todo mundo a qualquer custo ou fazendo de tudo para provar que a empresa fez a escolha perfeita quando contratou você.
Seja gentil
Não importa se você foi contratado como estagiário, assistente, analista ou coordenador. Independentemente do cargo que vai ocupar, você precisa chegar ao trabalho novo prestando atenção em tudo o que acontece, e seja gentil com todos.
Tenha equilíbrio
Outra dica que parece bem simples, mas muitas vezes cai no esquecimento de quem está cheio de energia para mostrar, é a de agir com naturalidade. Não se iluda, o mundo é mesmo cruel e a primeira impressão é mesmo a que costuma ficar.
Demonstre disponibilidade
É essencial ter disponibilidade tanto para aprender qualquer coisa nova quanto para compartilhar os conhecimentos que você traz na bagagem com os novos colegas. Reter o conhecimento para si há tempos deixou de ser boa estratégia para alcançar o poder. No máximo, você pode ganhar antipatia.
Entenda a cultura da empresa
Por mais que aparentemente as empresas sejam todas meio parecidas, cada uma é uma espécie de universo, com características e personalidades próprias.
Faça (muitas) perguntas
Nada melhor do que fazer muitas perguntas para entender como são os processos e as políticas existentes no trabalho novo.
Busque todas as informações
Outra dica interessante é voltada a quem vai atuar em outros países, além do Brasil. Para não ser surpreendido, antes de começar na empresa, obtenha o máximo de informações sobre ela, sua estrutura, negócios e pessoas.