A pandemia do novo coronavírus mudou completamente os planos de muitos brasileiros em relação ao mercado de trabalho. São mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada no último dia 28, pelo IBGE. Com a crise econômica, as oportunidades de vagas diminuíram, mas isso não é motivo para você que está a procura de um emprego, desanimar.
Em meio ao aumento de concorrentes por uma vaga de emprego, esse é o momento do profissional que quer se destacar no mercado de trabalho se qualificar sem precisar sair de casa. Aproveite o período em que você está a procura de um emprego e invista em cursos onlines gratuitos.
Como começar?
O Sesi/Senai oferece nesse mês de julho, 15.000 cursos online gratuitos para qualificação profissional. Enquanto espera uma nova oportunidade, investir o tempo em conhecimento, aprender novas técnicas e qualificar suas habilidades, irá te preparar para ser um profissional que o “novo mercado de trabalho” procura.
Acesse o site, e escolha o curso de interesse em “quero me inscrever”. Assim, o site irá te redirecionar a uma página para o cadastramento de dados.
O mercado pós-pandemia, irá exigir mais dos profissionais. Mantenha-se atualizado sobre o que o mercado de trabalho espera, pois isso fará toda a diferença. Faça pesquisas sobre as empresas que deseja ter uma oportunidade, e quais as exigências que os empregadores dessa instituição esperam de um funcionário. Assim você terá grandes chances de se destacar entre os concorrentes.
A agência onde Dalila Pinheiro Ferreira do Nascimento, de 38 anos, trabalhava, precisou reduzir custos e a profissional precisou ser desligada da empresa por onde trabalhou por dois anos. Para não ficar parada em casa, Dalila decidiu investir em cursos onlines gratuitos para ocupar o tempo e melhorar o ânimo. A profissional já fez dois cursos e deu início ao terceiro. Um desses cursos é o de Marketing Digital.
“Estou fazendo para ampliar o meu conhecimento e poder ser uma profissional mais completa e poder atuar também na área de mídias sociais. Esse é o primeiro curso na minha área, e pretendo fazer outros.”
Dalila contou, que os outros dois cursos, não são da sua área profissional: “Decidi fazer para aliviar o stress do isolamento social e aprender coisas novas, que eu gosto e que nunca havia tido a oportunidade de fazer.” A profissional garante, a experiência de voltar a estudar tem sido gratificante.
“Eu tinha certa resistência com os cursos online, mas confesso que estou gostando e já estou pensando nos próximos. Pretendo aproveitar e estudar tudo o que puder.”
Dalila que está desempregada, tem encontrado ânimo de seguir em frente através de novos conhecimentos e tem se preparado para o novo futuro. “Ainda não consegui um novo emprego, mas estou planejando o que poderei fazer com os meus novos conhecimentos, e acredito que, ao término da pandemia, estarei mais qualificada para me recolocar no mercado de trabalho.”
A profissional também revela, que mesmo pós-pandemia, pretende continuar fazendo os cursos onlines. “Tentarei conciliar os horários para que eu consiga continuar estudando online. Porque estimula a mente e me reciclo, assim me mantenho atualizada. Algo que é de suma importância nos tempos de hoje, ainda mais na área da comunicação que está em constante transformação.”
Para ter mais chances e mais oportunidades de ser chamado para uma entrevista, cadastre-se em plataformas de emprego online e lembre-se de sempre atualizar seu currículo. Sempre haverá uma oportunidade e você deve estar preparado. Arrisque em buscar novas áreas diferentes das que você já está acostumado trabalhar. Sair da zona de conforto, pode trazer para você mais oportunidades.
Maria Carolina de Velasco, tem 40 anos, mora em Itapoã, Vila Velha, e é turismóloga. Trabalhava como consultora de viagens há 10 anos. Por conta da pandemia, ela foi uma das milhares de trabalhadores que teve o contrato rompido. Há dois meses desempregada, Maria decidiu se especializar e enriquecer o currículo para uma nova oportunidade de trabalho. Ao todo, já foram quatro cursos e certificações: Certificação Fundamentos da Experiência do Client, Curso Programa Personal Organizer, Curso Uso Educacional do Canva, pelo Ifes, e não parou por aí. Maria também decidiu fazer um curso para ocupar o tempo e a mente, já que para ela, passar pela pandemia desempregada cria muita ansiedade. O curso escolhido foi de Aromatizador de Ambientes, e ela garante que gostou te ter feito e que virou um hobby.
Da área que Maria trabalha, ela investiu apenas em um curso, o de Fundamentos da Experiência do Cliente, que pode ser aplicado na área em que ela atuava. A turismóloga, abriu a mente e resolveu investir e explorar outras áreas.
“O setor do turismo sofreu um impacto muito grande com a pandemia, a alta do dólar. Já era um setor que afetado por crises. Sei que irá demorar para me recolocar no mercado de trabalho, então resolvi aproveitar a oportunidade e me reinventar, traçar novos planos e seguir novas metas. Estou vivendo um momento de ressignificar minha vida profissional e pessoal.”
Para a profissional, conhecimento é sempre enriquecedor e nesse período de espera por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, é uma fase de se reinventar e de traçar metas.
“Eu fiz os cursos para agregar conhecimento e enriquecer meu currículo. Ou mesmo distrair. Pretendo continuar fazendo outros cursos. O momento em que vivemos é uma prova do quanto nossas vidas são corridas e que, por muitas vezes, não arrumamos tempo para um curso, um livro. Eu sempre usava a desculpa da “falta de tempo”. Agora com tempo de sobra em casa, eu percebi que o que me faltava era organização do meu tempo. Hoje eu consigo dedicar algumas horas do meu dia para ler um livro e fazer um curso.”
Como Maria fez cursos que não eram voltados para sua área de atuação, ela revelou estar analisando um novo futuro profissional.
“A tendência é sim mudar de área de atuação, mas trabalhando em paralelo no mercado que eu já atuava que é de Consultora de Viagens.”
Acredite no seu potencial e invista sempre em conhecimento. Isso fará toda a diferença.