Trabalho

Dicas para vencer a preguiça no trabalho após feriados e na volta das férias

Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, divulgou que procrastinação e impulsividade podem ser agravadas por questões genéticas

Foto: Reprodução

O verbo procrastinar significa deixar para depois. Após feriados e férias, a tendência é deixar para depois atividades no trabalho que exigem mais concentração. Mas como vencer a “preguiça” e deixar de procrastinar e nos tornarmos mais produtivos no trabalho após esses períodos de folga? 

Com muitas empresas no home office, fica ainda mais difícil manter a produtividade depois de um feriado ou das férias. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA) 67% das empresas brasileiras tiveram dificuldades na transição presencial para home office. Isso porque a produtividade é difícil de ser mantida em casa, todos os dias.

O ato de deixar para amanhã tarefas difíceis e que tiram a mente da zona de conforto é algo orgânico. Ou seja, todos os seres humanos são programados biologicamente para procrastinar e isso acontece porque o ato de deixar para depois tem a ver com o medo e o medo existe desde o nascimento. Medo da tarefa não ficar boa, medo do cliente não gostar do que vamos entregar, medo dos colaboradores que fazemos a gestão, medo de não ter retorno com a franquia ou com o próprio negócio e etc.

A Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, divulgou que procrastinação e impulsividade podem ser agravadas por questões genéticas. Outro estudo feito pela Universidade de Carleton, no Canadá, mostra que o ato de procrastinar afeta a nossa saúde física e mental, e as pessoas que o realizam com frequência tendem a ter mais dores de cabeça e contraírem gripe mais facilmente. Deixar para depois uma atividade que pode ser feita, no dia, sem interrupções, pode ser algo negativo.

Leiza Oliveira, CEO de um Centro de Formação de Inglês, faz a gestão de mais de 70 escolas. Nesses 13 anos, como qualquer empreendedora, teve dias bons e ruins e, por isso, resolveu se aprofundar no tema para reduzir a procrastinação na sua rede de franchising e, também, em sua própria rotina.

Para ajudar você, Leiza listou cinco dicas para acabar com a procrastinação no seu trabalho após feriados ou no retorno das férias:

1. Combata sua insegurança

Anotar os sentimentos, no momento da procrastinação, te ajudará a entender como a sua mente funciona.

Procrastinar tarefas complicadas tem ligação com os nossos medos. Tem pessoas que tem medo do sucesso e não percebem. O primeiro passo para combater o “deixar para amanhã” é se observar. Vale escrever em um papel como se sente no momento em que aparece a preguiça. Dessa forma, você conseguirá racionalmente enxergar os seus sentimentos e fica mais fácil enfrentar as inseguranças. Outra dica é fazer terapia e conversar com amigos.

2. Não abuse de sua força de vontade

Lembre-se sempre de descansar para ser produtivo: a mente precisa disso para operar bem.

Desde crianças ouvimos dos nossos pais e professores que com força de vontade é possível conquistar o mundo. É verdade que ela tem um papel fundamental na conquista dos objetivos, mas se esgota. Isso porque a força de vontade está ligada a energia cerebral e como sabemos a nossa mente fadiga após algum tempo sendo usada. O que mantém você de pé de manhã, depois da noite mal dormida, produzindo bem e entregando resultados são os seus objetivos pessoais. Por isso, crie os objetivos de curto, médio e longo prazo. E comece devagar com eles. Com objetivos traçados fica mais fácil controlar a ansiedade e não se culpar quando a força de vontade findar.

3. Deixe abas de aplicativos fechadas e mantenha o celular longe

Ficar longe do celular, principalmente quando trabalhamos com ele, é mais desafiador. Todavia, necessário!

Essa dica parece óbvia, mas é a mais difícil de conseguir praticar. Isso acontece porque muitas profissões dependem das respostas instantâneas. Todavia, é comprovado que os seres humanos não são multitarefas e quando o fazem acabam não tendo foco e o resultado da entrega é duvidoso. Logo, avise clientes, parceiros, fornecedores e até seu chefe que nem sempre estará de olho nas telas. E caso seja algo urgente deixe a opção de te ligarem. Telefonar está cada vez mais escasso, mas em tarefas como planejar, lidar com números ou mesmo escrever um texto, se manter longe dos eletrônicos é uma lição de ouro para completá-las. Vale estabelecer uma rotina de a cada 2 horas de atividade, um descanso de 20 minutos, que envolve mexer no celular eou tomar um café.

4. Coloque prazo em suas tarefas

No home office é ainda mais importante que você tenha controle do que está executando no decorrer do dia de trabalho 

Vale colocar em uma planilha e acompanhar as suas tarefas diárias e/ou usar uma agenda para listar o que é urgente e importante. Ao final do dia, você enxergará o que executou e poderá até fazer um relatório semanal para mostrar ao seu gestor as atividades executadas. Além disso, no final do dia, ao visualizar tudo o que foi feito, você terá a sensação de dever cumprido.

5. Pratique a atenção plena

Não fique preso ao passado e nem ao futuro. Cuidado com a ansiedade! Uma dica é praticar a atenção plena, conhecida como “mindfulness”. Isto vai trazê-lo para o momento presente da maneira mais consciente possível e vai contribuir para que você tenha foco no trabalho. Fique atento a cada movimento, situação, respiração…

Não se trata de meditar todos os dias. Se você conseguir fazer isso, ótimo! Mas essa última dica tem sinergia com o ato de manter os cinco sentidos no presente. A mente é elástica, por mais que no começo pareça difícil colocar a audição, visão, tato, paladar e olfato no presente, a prática vai se tornar um hábito. O “mindfulness” traz a concentração, a concentração leva ao desenvolvimento da tarefa e, consequentemente, a conclusão dela. Ao finalizar as suas atividades, sem procrastinar, você perceberá sua satisfação mental e o seu sucesso profissional.

E saiba que: uma das formas de vencer a procrastinação é aprender coisas novas.