A empresa VLI abriu vagas afirmativas para a seleção de trainee operacional e trainee de maquinista de viagem em Vitória. São, ao todo, sete oportunidades, sendo quatro exclusivas para mulheres, duas para pessoas negras e uma para Pessoa com Deficiência (PCD).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os selecionados vão participar de um processo de formação para atuarem na área operacional da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 22 pela página de carreira da empresa.
Para se candidatar, é preciso ter ensino médio completo, morar em Vitória ou ter disponibilidade para mudança, bem como ter flexibilidade para trabalhar em regime de escala e turno.
>> Siga o Folha Vitória no LinkedIn e fique por dentro das oportunidades no mercado de trabalho!
Entre os benefícios para os novos colaboradores estão: vale-refeição ou vale-alimentação; vale-transporte ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; plano de previdência complementar; participação nos lucros e resultados; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); desenvolvimento profissional (por meio da Universidade Corporativa); cesta de Natal; auxílio-creche ou auxílio-babá; além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.
Capacitação teórica e prática
Os selecionados são contratados pelo regime celetista e mesmo durante o programa de formação, que contempla uma fase teórica e outra prática, passam a integrar o quadro de empregados da empresa.
A expectativa é de que todos os aprovados na seleção já estejam efetivados ainda no primeiro semestre deste ano. O programa para trainee operacional terá uma formação teórica de, aproximadamente, 152 horas, além de outras 440 horas de operação assistida. E o de trainee de maquinista de viagem terá uma formação teórica de 226 horas, mais 668 de operação assistida.
Formação dura de seis a oito meses
Para tornar-se um maquinista, os profissionais podem começar na VLI em cargos como trainee operacional ou trainee de maquinista. Em ambas as posições, há um investimento nos desenvolvimentos técnico, teórico e prático destes profissionais.
O período de formação pode variar de seis a oito meses, entre operação assistida e ações teóricas e práticas. Ao final, são realizadas práticas assistidas com o objetivo de validar o conhecimento adquirido e, conforme o desempenho, o empregado poderá tornar-se um maquinista.
Atividade portuária e ferroviária
Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Codesa muda de nome e anuncia investimentos de R$ 130 milhões em portos
A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão.
No entanto, a empresa acredita no crescimento deste corredor logístico e estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no Espírito Santo – como a anunciada recentemente com a Vports, envolvendo investimentos potenciais de cerca de R$ 200 milhões.