Trabalho

Empresas de RH adotam recrutamento e seleção via telefone durante a pandemia

Os processos e entrevistas de emprego têm sido feitos por meio de ligações e aplicativos de mensagem

Foto: pexels

Mesmo com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, novas vagas de emprego podem surgir. Para evitar aglomerações, empresas de Recursos Humanos têm realizado processos de recrutamento e seleção por telefone e aplicativos de mensagem.

O Sine da Serra também adotou esse novo formato. Cerca de 1.200 pessoas conseguiram vagas de trabalho por meio das entrevistas por telefone. O órgão montou um call center disponibilizando cinco número e, além de encaminhar os currículos para empresas, também orienta os usuários sobre Seguro Desemprego, Fundo de Garantia (FGTS) e outras dúvidas. 

“Basta visualizar, no novo site, as vagas que são atualizadas todos os dias às 17 horas e, no dia seguinte, ligar e solicitar ao atendente a vaga. Percebemos também a dificuldade dos trabalhadores com relação à carteira digital e seguro desemprego. Nossos atendentes também estão preparados para fazer o passo a passo e tirar qualquer dúvida desse serviço”, ressaltou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Aline Oliveira.

O recrutamento e seleção à distância também foi aderido por algumas empresas de RH. A diretora de Recursos Humanos, Eliana Machado, revelou que também utiliza aplicativos de mensagens para facilitar a comunicação e que mais de 150 vagas foram preenchidas, de forma online, desde o início da pandemia.

“Dentro desses processos, a partir do dia 20 de março, quando nós fizemos essa adequação, nós já contratamos diversas pessoas. Vários clientes já contrataram vários estagiários e funcionários também através do processo online”, afirmou.

A diretora de RH ressalta também que não é porque a entrevista é à distância que o candidato deve se descuidar da etiqueta. “Procure estar num lugar tranquilo, procure se importar com a questão da postura, da vestimenta, do ambiente, para que ele realmente possa realizar um processo onde ele consiga atingir o objetivo, que é a sua contratação”, orientou.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.