O considerado “Enem dos Concursos”, o Concurso Público Unificado Nacional (CPNU) já alcançou a marca de 1,7 milhão de inscritos, tornando-se o maior concurso da história do país. Só no Espírito Santo, foram registrados mais de 23 mil inscritos.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
> Siga o Folha Vitória no LinkedIn para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!
Segundo o órgão, as 6.640 vagas para o serviço público federal ofertadas nos oito editais abrangem todas as 26 capitais, Brasília e cidades do interior. As inscrições, conforme o edital, se encerram oficialmente nesta sexta-feira (9).
Como se inscrever?
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do gov.br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas.
Durante a inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60.
O CPNU permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única.
Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.
LEIA TAMBÉM: Ciclista quebra pernas e sofre lesão na cabeça após queda de passarela