Trabalho

Moradores de Cariacica terão curso gratuito para empreender no setor cultural

A capacitação, oferecida pelo Movimenta Cultura, é destinada a quem atua ou deseja atuar no setor cultural, como artesãos, produtores e gestores

Foto: Movimenta Cultura

Artistas, artesãos, produtores e gestores culturais de Cariacica ou quem não tem experiência, mas sonha em ingressar no setor cultural, poderão realizar uma capacitação gratuita para empreender na área cultural, no período de 19 a 23 de fevereiro, no bairro Flexal.

Ao todo, estão sendo ofertadas 15 vagas para capacitação, que busca auxiliar os participantes a transformarem seu trabalho na área da Cultura em um empreendimento de destaque. 

> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!

As aulas acontecerão durante uma semana, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h, na EEEFM Ana Lopes (Rua Lourival de Almeida, 32, Flexal I). 

A iniciativa faz parte do Movimenta Cultura, formação itinerante que circula pelo Brasil e volta ao Espírito Santo, neste mês, com a oficina gratuita “O Avesso da Cena – Empreendedorismo Cultural”. As inscrições estão abertas neste link.

Além de certificado, a iniciativa oferecerá apostila, ecobag, camiseta, alimentação e serviços de acessibilidade sob demanda. 

Os participantes aprenderão sobre estratégias do empreendedorismo, formação de equipes multidisciplinares, parcerias, fontes de recursos, entre outros assuntos que conectam cultura e administração. 

Quem ministrará as aulas será o professor e gestor cultural Rômulo Avelar, que é formado pela Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso do Rio de Janeiro e possui experiência em iniciativas culturais de diversas empresas privadas e no setor público. Além disso, é autor de obras sobre produção e gestão cultural e já ministrou cursos sobre o tema em várias cidades brasileiras.

O tema da oficina é também título de seu livro – O Avesso da Cena – e aborda conteúdos fundamentais para quem trabalha ou pretende atuar na área cultural. 

“São assuntos indispensáveis para a condução de qualquer carreira artística, espaço cultural ou empreendimento na área. Vamos abordar organização e trabalho coletivo, abordagem das empresas para patrocínio, fontes de financiamento e ferramentas de administração aplicadas ao empreendedorismo cultural. É uma oportunidade de aprender e se desenvolver na área”, explica Rômulo Avelar.

Promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, em Imperatriz, no Maranhão, e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, a ação é voltada tanto para o público que já trabalha com arte e cultura e deseja potencializar seu negócio, como para quem sonha em ingressar no meio cultural e ainda não sabe como começar.

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos Editora-executiva
Editora-executiva
Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.