Na busca por um trabalho melhor ou mesmo por uma primeira oportunidade no mercado de trabalho, a primeira impressão é a que fica. É o que defende a especialista em oratória e comunicação Karina Pachiega, que compartilha insights essenciais para candidatos que querem impressionar na entrevista de emprego.
Estudos revelam que candidatos têm apenas 2,6 segundos para causar uma impressão favorável e, por isso, a especialista destaca a importância de estratégias impactantes desde o início.
> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!
Para encontros presenciais, Karina enfatiza o aperto de mão firme, que transmite confiança. “A saudação inicial é crucial, influenciando a percepção do entrevistador”, explica.
Além disso, ela destaca a relevância do contato visual, indicando que evitar desvios de olhar demonstra profissionalismo e controle emocional.
A especialista sugere técnicas simples para controlar o nervosismo, como realizar atividades físicas leves antes da entrevista. A estratégia da “PowerPosing”, adotando poses de confiança minutos antes da entrevista, é mencionada como uma ferramenta eficaz, baseada em estudos da pesquisadora Amy Cuddy, da Universidade de Harvard.
“A PowerPosing é muito recomendada numa hora dessa também. Se possível, poucos minutos antes da entrevista, faça uma pose que te faça sentir poderoso, capaz, confiante tipo a pose da vitória que os atletas fazem quando ganham as competições com os braços em forma de V, levantados sobre a cabeça. Se você ficar pelo menos 3 minutos nessa postura, sua taxa de testosterona (hormônio do poder) vai aumentar”, ressalta Karina.
A pesquisa prévia sobre a empresa é outra dica valiosa oferecida pela especialista, para demonstrar interesse.
“Conhecer detalhes sobre a empresa demonstra comprometimento e interesse genuíno, podendo ser incorporado à entrevista para mostrar atualização sobre os negócios da companhia”, ressalta.